SÃO LUÍS – Em São Luís, a noite desta quinta-feira (20) marcou o início da temporada junina em quatro arraiais espalhados pela capital maranhense: os arraiais do Canto da Cultura, Santo Antônio, Liberdade, Largo de São Pedro e Parque da Juçara.
Já no final da tarde, às 17h, o Arraial do Canto da Cultura, espaço localizado no cruzamento entre as ruas Portugal e Estrela, iniciou a programação junina no Centro Histórico de São Luís.
Por lá, a festa foi comandada pela Tambor de Crioula Degrau de Santa Luzia, seguido do Tambor de Crioula Vitória de São Benedito, Forró Pé de Serra Vânia Coelho e foi finalizada com o ritmo forte e contagiante do Boi de Mestre Leonardo, sotaque de zabumba.
Um dos destaques do local é a presença das tradicionais bandeirinhas juninas que foram instaladas em ruas históricas do centro, despertando ainda mais o interesse de famílias e turistas pela festa.
“Hoje estamos aqui com o Arraial do Canto da Cultura, um movimento muito diferente, muito bonito, o Centro Histórico pulsando a nossa cultura, movimentando a economia local. O governador acertou mais um vez em trazer esse projeto para o Centro Histórico. Para abrilhantar ainda mais, temos as tradicionais bandeirinhas, com todo mundo tirando fotos, divulgando o nosso São João, o nosso estado, para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.
A diversidade e originalidade da cultura maranhense encantou a psicóloga Rafaela Ramos, turista que prestigiou o primeiro dia de Arraial do Canto da Cultura.
“Estou achando uma experiência antropológica, revolucionária, onde tenho a oportunidade de conhecer muito da cultura do Maranhão. Um local que se mostra um polo de cultura. Escolhi esse período para conhecer a cultura local. Está sendo uma experiência incrível”, relatou.
Já no Arraial do Largo de São Pedro, a programação começou com uma Santa Missa e depois contou com Grupo Crioula, Boizinho Barrica, Quadrilha Flor do Sertão e Boi Encanto da Ilha.
No Arraial de Santo Antônio, o primeiro dia de festança junina foi animado pelo Forró Encaixotado, Cacuriá Balaio de Rosas, Tambor de Crioula do Taim – com mais de 85 anos de existência, é o tambor mais antigo em atividade na Grande Ilha – Boi de Santa Fé, show de Camila Reis e Boi da Fé em Deus, fechando com chave de ouro a festa.
Outro local que estreou programação junina foi o Arraial da Liberdade, com direito a Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Dança Portuguesa Raiz de Portugal, Cia Despertar, Cacuriá Assa Cana, Boi Novilho Branco e show com Fabrícia e banda.
São João na zona rural
Na zona rural de São Luís, o Arraial do Parque da Juçara iniciou a temporada junina nesta quinta-feira, com cacuriá, quadrilha e os grupos de bumba meu boi da Maioba, Anjo do Meu Sonho e Lendas e Magias.
Wanderson Martins é morador da zona rural de São Luís e brincante da Quadrilha Flor de Vinagreira, que se apresentou na estreia da temporada 2024 do Arraial do Parque da Juçara. Para ele, é um orgulho se apresentar dentro de sua comunidade.
“Sou morador da zona rural e pelo segundo ano estamos aqui no Parque da Juçara com o nosso tema que fala do Maracanã, que é a Festa da Juçara. É uma honra muito grande estar aqui dançando quadrilha pelo segundo ano consecutivo”, relatou.
Arraial do Ipem, mais acessibilidade
Com programação diária e gratuita até o dia 14 de julho, o Arraial do Ipem esquentou a noite de quinta-feira com uma programação diversificada, com direito a tambor de crioula, dança portuguesa, grupos de bumba meu boi e os shows do Grupo Lamparina e da cantora Mayara Lins.
O ‘arrasta pé’ no Barracão do Forró foi liderado pelo Silverio Trio e pelo Forró Baião do Mará. O projeto Atitudes Acessíveis também marcou presença no espaço. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a ação tem como objetivo a aplicação de práticas que promovam a acessibilidade.
A cadeirante Maria Rocha acompanhou a festa e elogiou a iniciativa. “É simplesmente maravilhoso estar aqui porque é uma oportunidade para todas as pessoas ditas ‘normais’, mas também para as pessoas com deficiência, o surdo, o deficiente visual, o cadeirante, o autista, enfim, todos. É uma inclusão. Muito bom”, afirmou.
Último dia do espaço Bumba Meu São João
Nesta sexta-feira (21) a programação oficial do São João do Maranhão contará com shows e apresentações culturais no Largo de São Pedro, Canto da Cultura, Arraial da Liberdade, Cidade Operária, Ipem, Parque da Juçara, Santo Antônio e o encerramento do espaço Bumba Meu São João.
Evento integralmente custeado e produzido com recursos da iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Estado, o espaço Bumba Meu São João foi a grande novidade do ano e se despede do público com os shows de Henrique & Juliano, Ávine Vinny e Zé Cantor.
‘Maior São João do Mundo’, o São João do Maranhão 2024 é uma realização do Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secma. Acesse o app São João do Maranhão 2024 – disponível para os sistemas operacionais Android e IOS – e confira a programação completa.