Publicidade
Carregando anúncio...

Grajaú adota luminárias de LED para uma cidade mais segura e sustentável

Ao todo, serão mais de dez mil lâmpadas trocadas que beneficiará cerca de 73 mil moradores do município.

Fonte: Da Assessoria

Implantação de iluminação com LED vai garantir mais segurança e sustentabilidade, em Grajaú (Foto: Divulgação)

Em 2024, Grajaú dá um grande passo rumo à modernização de seu parque de iluminação pública. Com a concessão do sistema assumida pela Grajaú Luz, a cidade se prepara para uma transformação inovadora e eficiente em 100% de seu sistema com o uso de luminárias de LED, tecnologia de última geração.

Hoje, a cidade utiliza lâmpadas convencionais, como as de vapor de sódio e mercúrio, que demandam muita manutenção, poluem o meio ambiente, são pouco eficientes em termos de economia de energia e encontram-se apagadas em muitos bairros. A nova gestão tem prazo de 12 meses para substituir todas essas lâmpadas por LEDs, atendendo aos requisitos da NBR 5101, norma que estabelece padrões mínimos para iluminação pública.

O consórcio Grajaú Luz, com dez anos de atuação no setor, é responsável por obras e gestão de quase um milhão de pontos de iluminação pública em todo o país. “Esse projeto é um marco para a cidade de Grajaú e reflete nosso compromisso com a inovação, economia e sustentabilidade. Estamos entusiasmados em trazer tecnologia de ponta para melhorar a qualidade de vida de toda comunidade”, afirmou Daniel Faour Auad, diretor da Grajaú Luz.

Ao todo, serão mais de dez mil lâmpadas trocadas que beneficiará cerca de 73 mil moradores do município. Esta tecnologia é a mais avançada do mercado atual, oferecendo maior eficiência energética. De acordo com as projeções da concessionária, o projeto deve reduzir em até 70% a conta de luz da cidade nos próximos anos. Além disso, a nova iluminação proporciona luz mais clara e uniforme, impactando diretamente na segurança das vias públicas.

Ao todo, serão mais de dez mil lâmpadas trocadas que beneficiará cerca de 73 mil moradores do município (Foto: Divulgação)

Os povoados Alto Brasil e Sabonete, localizados às margens da BR-226; as avenidas Antonio Miguel Oliveira Sousa, da Ufma, MA-006 e o centro da cidade já receberam as novas luminárias. Além da modernização e manutenção, a empresa também será responsável pela expansão do sistema de iluminação pública, com foco em parques e áreas sem iluminação.

EXPANSÃO E TELEGESTÃO

Outra novidade será a efetivação de sistemas de gestão inteligente (telegestão), permitindo controle remoto, ajustes de intensidade de luz e até mesmo a programação de horários de funcionamento. Com isso, o gerenciamento da iluminação pública é mais eficaz, e a resposta a problemas ou emergências é mais rápida, com a integração de diversos canais de comunicação (central de atendimento e aplicativo para celular) à equipe técnica operacional, que atende 24h.

CIDADE INTELIGENTE

O projeto também visa aplicar o conceito de “cidades inteligentes”, que busca integrar infraestrutura física com tecnologias digitais para aprimorar os serviços urbanos. O uso de luminárias de LED é porta de entrada para implementar essa transformação.

“Ao conectar luminárias de LED a redes inteligentes, as cidades podem coletar dados em tempo real sobre condições ambientais, tráfego e segurança. Isso possibilita soluções personalizadas e uma gestão mais eficiente dos recursos”, contou Jorge Marques Moura, diretor da Grajaú Luz

SUSTENTABILIDADE

Com o uso do LED, Grajaú não apenas economiza recursos financeiros e melhora a segurança pública, mas também demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. As lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio consomem mais energia, têm vida útil menor e contêm substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente quando descartadas inadequadamente.

“A proteção do meio ambiente e a segurança da comunidade são prioridades absolutas em todas as nossas ações. Já temos uma operação montada para o descarte correto dessas lâmpadas que serão substituídas”, afirmou Julio Omori Junior, diretor da Grajaú Luz.

Com a instalação completa das mais de 10 mil luminárias de LED, o projeto prevê a redução da emissão de 11,43 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, por ano.

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA

Essa iniciativa é realizada por meio de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP), com a prefeitura de Grajaú. Após vencer o processo de licitação, a Grajaú Luz assume a concessão do sistema de iluminação pública da cidade para os próximos 25 anos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), atualmente, 25% da população brasileira são atendidos por parcerias com a iniciativa privada. Em 138 municípios, cerca de 27 bilhões de reais estão contratados para modernizar e operar os sistemas de iluminação pública, evidenciando a importância dessas parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade das cidades. Grajaú, agora, faz parte desse grupo seleto de municípios que optaram por uma gestão moderna e eficiente de sua iluminação pública.

SERVIÇO

Central de atendimento 0800 680 1000
App Grajaú IP
Instagram @grajaluziluminacaopublica

Fechar