“O que importa para você?” Esta é a principal pergunta da campanha mundial inspirada no movimento internacional What Matters to You?, realizada neste mês de junho, no UDI Hospital Rede D’Or. Foi uma oportunidade de reflexão sobre o que realmente faz a diferença na vida de cada profissional do hospital e no seu cuidado diário com os pacientes.
“Todos os anos, no mês de junho, a Rede D’Or realiza ações da campanha ‘O que importa para você?’. Para nós, do UDI Hospital, o que importa para nossos pacientes e seus acompanhantes é o que nos inspira e move todos os dias, sempre em prol de um cuidado seguro e eficiente”, afirma o diretor executivo do UDI Hospital Rede D’Or, Valace Portella.
A campanha envolveu ações em várias áreas assistenciais e operacionais do hospital sobre “O que Importa?”. Uma das ações foi o Cine Inspira, sessão de cinema para pacientes internados selecionados, um momento de relaxamento que teve o acompanhamento de fisioterapeutas, intensivistas, enfermagem e da psicóloga Wilna Gama, idealizadora da iniciativa.
MAIS EMPATIA
Houve também ações diretas com abordagem dos pacientes, que receberam brindes e trocaram ideias sobre a campanha. “Ouvimos os pacientes para entender como eles percebem as formas diferenciadas de cuidados. Uma ação importante para estreitar e humanizar o relacionamento, gerando mais empatia”, explicou a diretora médica do UDI Hospital Rede D’Or, Julia Bacelar.
Outro momento da campanha foi a apresentação do resultado da pesquisa de experiencia do paciente, com participação de gestores e diretores do UDI Hospital. A pesquisa ajudará a aprimorar o atendimento de forma humanizada, com base no que realmente importa para o paciente.
EMBAIXADORES
As atividades foram encerradas com uma pequena solenidade de reconhecimento aos colaboradores referência da campanha. Como embaixadores, foram eleitos um auxiliar de transporte e uma enfermeira do centro cirúrgico. Foi um momento de interação e troca de experiências entre todos os setores do hospital.
“Todos os dias, nossos pacientes encontram aqui no UDI Hospital não só o cuidado que precisam, mas também um espaço onde suas histórias de vida se entrelaçam com as de nossos profissionais. Além dos procedimentos e tratamentos, às vezes, um pequeno gesto, um olhar carinhoso ou uma foto de alguém querido ao lado do leito pode fazer toda a diferença”, resumiu a diretora médica Julia Bacelar.
Texto publicado no Jornal Pequeno de São Luís do Maranhao