Emplacamentos de veículos no MA registram aumento de 5,7% no primeiro semestre

As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Fonte: Aquiles Emir

Emplacamentos de veículos no MA registram aumento de 5,7% no primeiro semestre (Foto: Divulgação)

Os emplacamentos de veículos no Maranhão registraram, no primeiro semestre deste ano, um desempenho de 5,07% superior do que o registrado em igual período de 2023, segundo dados divulgados, semana passada, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Quanto ao desempenho de junho na comparação com maio, houve uma queda de 6,20%.

De acordo com os números, de janeiro a junho, os emplacamentos somaram 48.349 unidades, enquanto no ano anterior, neste mesmo período, foram 46.014. No que se refere a junho, foram 9.050 unidades emplacadas contra 9.648 de maio, isto é, 598 veículos a menos. Mas quando a comparação é feita com junho de 2023, há desempenho de 6,58% a mais, já que nesse mesmo mês, em 2023, foram 8.491 unidades emplacadas.

O segmento de Automóveis e Comerciais Leves foi o que registrou menor queda na comparação de junho com maio. Quanto aos números somente da capital, no acumulado do semestre, a variação foi de 18,69%, resultado 11.784 emplacamentos este ano contra 9.928 do ano passado.

Ainda de acordo com a Fenabrave, os emplacamentos de junho em São Luís somaram 2.251 contra 2.457 de maio, o que representa uma queda de 8,38%. Na comparação com o mesmo mês, junho deste ano teve 12,95% de aumento, na comparação com 2023, quando foram emplacados 1.993.

NACIONAL

Os emplacamentos de veículos refletiram o impacto do crédito mais abundante e melhor índice de confiança por parte dos consumidores e empresários, apresentando alta, tanto no mês de junho quanto no acumulado do 1º. Semestre de 2024. As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a entidade, em junho, os emplacamentos de veículos (soma dos segmentos automotores) aumentaram 6,3% em relação a maio. O crescimento ocorreu mesmo com menor número de dias úteis em relação ao mês anterior (vinte dias em junho, ante 21 em maio), o que demonstra o aquecimento do mercado.

“Foi um resultado consistente, já que tanto volume total como a média diária de vendas cresceram. À exceção dos comerciais leves, todos os segmentos tiveram alta na comparação com o mês anterior. O crédito tem tido um papel importante neste resultado”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Fechar