Fundepec objetiva impulsionar cadeia leiteira no Maranhão

Hoje, o nosso estado possui 16 laticínios registrados, de acordo com os dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA)

Fonte: Comunicação/Fundepec

Com grande potencial econômico, a cadeia leiteira no Maranhão vem enfrentando desafios e oportunidades significativas para seu crescimento e destaque no país.

Sendo um dos seis produtos mais importantes para o setor agropecuário do Brasil, gerando renda em diversos produtos, a cadeia leiteira do Maranhão é composta por várias etapas, incluindo a produção, o processamento e a distribuição do leite e seus derivados. Hoje, o nosso estado possui 16 laticínios registrados, de acordo com os dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA).

A produção leiteira é predominantemente de pequenos e médios produtores, que utilizam métodos tradicionais de manejo, produzindo queijo, manteiga e outros derivados, o Maranhão se destaca pelo vasto território e condições climáticas favoráveis para o gado leiteiro.

Em contra partida, a falta de infraestrutura das estradas e falta de acesso a equipamentos modernos e capacitação dos trabalhadores, dificulta o avanço da cadeia leiteira no Estado.

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), visando o avanço da cadeia leiteira do Estado, tem como objetivo ajudar tanto o pequeno quanto o grande produtor a impulsionar e fortalecer a produção maranhense de leite, pois acredita que o Maranhão tem um grande potencial de crescimento, desde que sejam superados os desafios existentes e aproveitadas as oportunidades de melhoria e expansão.

Fechar