Publicidade
Carregando anúncio...

Governador Carlos Brandão visa firmar termo de protocolo com o Panamá, durante viagem institucional

Para o governador Carlos Brandão as parcerias ampliam as oportunidades para o porto.

Fonte: Governo do Estado
O governador Carlos Brandão, junto ao presidente da Emap, Gilberto Lins, realiza viagem para o Panamá, em missão oficial, entre os dias 9 e 12 de julho. A ida, além de servir para conhecer o porto do país, tem a intenção de iniciar tratativas para um futuro termo de protocolo, a fim de estreitar laços e apresentar, ao governo panamense, o interesse que o Porto do Itaqui tem na região caribenha, para fazer o despacho de cargas, com origem ou destino ao estado, via Canal do Panamá, bem como discutir eventuais possibilidades de cooperação bilateral entre as autoridades portuárias.Essas tratativas representam redução de custos pela proximidade com o Caribe, o que potencializa um escoamento eficiente de mercadorias do Maranhão, que possui o maior porto público do Arco Norte, do Norte e Nordeste e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas, com uma localização que favorece eficiência logística.

Para o governador Carlos Brandão as parcerias ampliam as oportunidades para o porto. “Nosso governo tem buscado constantemente parcerias que também possam expandir a capacidade logística do Porto do Itaqui. O Maranhão tem o maior porto público do Norte-Nordeste, e o quarto maior do país em movimentação de cargas, e é conectado a uma malha ferroviária imprescindível para a exportação de grãos. Além disso, ainda oferecemos segurança política e jurídica para empresas interessadas em explorar todas essas potencialidades”, afirmou o governador.

Sua importância para o agronegócio brasileiro é significativa, facilitando a exportação de produtos e impulsionando a economia local e nacional. Em 2023, movimentou mais de 36 milhões de toneladas de cargas gerais, recorde em toda sua história, refletindo sua relevância e capacidade operacional.

Até o mês de maio de 2024, o porto já movimentou 6 milhões de toneladas, incluindo granéis líquidos, sólidos e cargas em geral. Grandes empresas como Tegram, Suzano, Santos Brasil, COPI, Transpetro e Vale são algumas das principais usuárias das instalações portuárias.

Berços públicos de grãos mais produtivos do país

Com nove berços de atracação, o Porto pode receber simultaneamente várias embarcações de grande porte, reduzindo o tempo de espera para atracação e os custos operacionais para os transportadores. Em 2023, os berços 100 e 103 operaram mais de 15 milhões de toneladas de soja e milho e foram reconhecidos como os berços públicos de grãos mais produtivos do Brasil.

O Itaqui está integrado a uma rede de transporte multimodal, incluindo três ferrovias (Norte-Sul, Transnordestina e Carajás) e rodovias, o que facilita o escoamento das cargas para outras regiões do Brasil e para o exterior. Essa conectividade é um grande diferencial para quem busca eficiência logística.

Canal do Panamá

O Panamá é a segunda maior economia da América Central e liga à do Sul. Inaugurado em 15 de agosto de 1914, o Canal do Panamá, uma reconhecida proeza de engenharia, corta o centro do país, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, o que proporciona importante rota de navegação, suportando mais de 140 rotas comerciais e interligando aproximadamente 80 países.

Com 77 quilômetros de extensão, o canal movimenta por ano cerca de US$ 270 bilhões em mercadorias, recebendo por volta de 15 mil navios que representam 4% do comércio mundial.

Porto do Itaqui e o Canal do Panamá

A colaboração entre o Porto do Itaqui e o Canal do Panamá é reforçada pela construção de parcerias estratégicas com entidades brasileiras, como: a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil); o Porto de Suape e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso. Essas parcerias buscam fomentar atividades comerciais conjuntas, intercâmbio de informações, estudos de mercado e modernização, fortalecendo ainda mais a relevância do Canal do Panamá no comércio global.

O início de tratativas para um possível acordo bilateral entre o Porto do Itaqui e o Canal do Panamá, abre novas possibilidades para o comércio internacional, beneficiando não apenas o Maranhão e o Brasil, mas também diversos mercados globais.

Agenda oficial

A agenda oficial do governador e do presidente da Emap incluem visita ao Canal do Panamá; reunião com a assessoria de Assuntos do Canal; recepção na Embaixada, com o presença do embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique de Abreu; e encontro com o ministro de Assuntos do Canal, José Ramón Icaza.

Close