Hospital Dr. Carlos Macieira tem capacidade de cirurgias cardiológicas ampliada

Unidade também passou a contar com o primeiro tomógrafo de 80 canais da rede pública, que vai aumentar o número de exames.

Fonte: Redação / Assessoria

A ampliação da oferta de cirurgias e procedimentos foi confirmada pelo secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou a expansão de leitos cardiológicos no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, em medida que visa impulsionar a capacidade de realização de cirurgias, cateterismo e angiotomografia em pacientes cardiopatas pediátricos.

A ampliação da oferta de cirurgias e procedimentos de alta complexidade na rede estadual foi confirmada pelo secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes: “Estamos investindo na ampliação dos atendimentos do Hospital Dr. Carlos Macieira, e novos leitos e os procedimentos ofertados são fundamentais, atendendo a uma demanda da população”, disse.

O investimento aplicado nesta etapa amplia a assistência e permite celeridade à realização de exames de imagem e fortalece a capacidade de realizar cirurgias, de cateterismo e angiotomografia em pacientes cardiopatas pediátricos.

O Serviço de Hemodinâmica expandiu sua capacidade de 150 para 270 procedimentos cardiovasculares por mês. Além disso, o equipamento dará suporte para as áreas de radiologia intervencionista e vascular, oportunizando também o aumento de atendimentos como o do pé diabético.

A rede estadual também passou a contar com o primeiro tomógrafo de 80 canais da rede pública, aumentando a capacidade de exames de 2.500 para 3.500. A UTI pediátrica ganhou dois novos leitos.

A rede estadual também passou a contar com o primeiro tomógrafo de 80 canais da rede pública (Foto: Divulgação)

Referência em alta complexidade na Rede Pública de Saúde do Maranhão, o Hospital Dr. Carlos Macieira dispõe de 84 leitos de UTI, sendo 74 Adulto, 10 Pediátrico, este exclusivo a crianças portadoras de cardiopatia cirúrgica. Em 2024, o hospital já realizou 612.470 atendimentos, sendo 4.710 cirurgias, 5.716 internações, 24.520 consultas médicas, 145.153 consultas multidisciplinares e 393.948 do Serviço de Apoio e Tratamento (SADT).

Fechar