SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições para novos alunos no Iema Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”. Estão disponíveis 123 vagas para os cursos de instrumentos musicais e canto lírico, nos níveis básico, intermediário e técnico. A solenidade de lançamento dos editais foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão.
Os candidatos interessados podem acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para conferir os editais contendo as normas e procedimentos para a realização de inscrições, seleção e classificação de candidatos para preenchimento de vagas destinadas aos cursos em instrumento musical ou canto lírico, na modalidade presencial, a serem ofertados no ano letivo 2024.2. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (11) e seguem até o dia 15 de julho.
O curso básico em instrumento musical será oferecido para candidatos a partir de 11 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino, e o curso básico em canto lírico para candidatos a partir de 15 anos de idade, no turno matutino.
Entre os cursos de nível básico em instrumento musical (11 e 12 anos de idade), estão percussão, violão clássico, violão popular, violino e violoncelo. Para candidatos a partir de 13 anos de idade, o curso envolverá os seguintes instrumentos: bandolim, cavaco, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra, percussão, trompa, tuba, violão clássico, viola, violino e violoncelo.
Os cursos são destinados à formação musical de adolescentes e adultos e constituem uma qualificação que visa oferecer conhecimentos teóricos e práticos em música, através de disciplinas de teoria e percepção Musical, prática do instrumento musical escolhido ou canto lírico. O curso tem duração total de dois anos, devendo o estudante concluir integralmente o currículo do referido nível de estudo para o recebimento de certificado de conclusão.
Do total, 70% das vagas serão disponibilizadas para candidatos oriundos de escolas públicas. Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos estudantes ou egressos de escolas públicas deverão apresentar documentação que comprove estar devidamente matriculado ou concluído ensino na rede.
O percentual de 25% das vagas serão destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência, podendo se inscrever candidatos oriundos de instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, e 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.
Para outras informações, consulte o edital no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br.