A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 11, na Grande São Luís, a Operação Fluxo Postal, com o objetivo de desarticular esquema de desvio de aparelhos celulares enviado pelos Correios. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e de medida cautelar de afastamento de função pública contra os suspeitos de integrarem o esquema criminoso.
A investigação, que teve início a partir de comunicação da Gerência de Segurança dos Correios, revelou que um empregado público dos Correios, lotado no CDD São José de Ribamar, responsável pela conferência de objetos postais, estaria desviando marcadorias da unidade, em sua maioria aparelhos celulares, entregando-os a comparsas. Os cúmplices faziam a retirada das encomendas sem a observância dos procedimentos e normas internas da empresa.
A investigação também identificou um suspeito de ser receptador dos objetos postais extraviados, que teria a função de receber os aparelhos celulares desviados do CDD São José de Ribamar e vendê-los para terceiros, em benefício do esquema criminoso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de Receptação qualificada, cuja pena pode chegar a 8 (oito) anos de reclusão; e Peculato, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.