Duas missões médicas se uniram para levar cuidados cirúrgicos a comunidades isoladas em toda a África.
A Mercy Ships, que opera navios-hospital de última geração que oferecem cirurgias e serviços de saúde a bordo, e a Mission Aviation Fellowship (MAF), que opera voos missionários, vão oferecer atendimento gratuito a regiões sem acesso à saúde.
Os aviões da MAF levarão os pacientes de áreas remotas que necessitam de cirurgia para o navio da Mercy, equipados para os procedimentos.
“Viajar por estrada em Madagascar pode ser desafiador devido ao terreno acidentado e à infraestrutura precária. Em muitos casos, chegar a aldeias remotas pode levar dias de carro, drenando tempo e energia valiosos”, disse Michael Jurgensen, diretor nacional da MAF em Madagascar.
E explicou: “No entanto, com o apoio da MAF, a equipe [da Mercy Ships] pode cobrir grandes distâncias de forma rápida e segura, permitindo que eles visitem vários locais em um curto período”.
“Voar não apenas economiza tempo, mas também garante que a equipe possa viajar para avaliar e selecionar pacientes das áreas mais isoladas para cirurgia no navio em uma data posterior”.
Atracado em Madagascar
O projeto vai iniciar em Madagascar, que possui apenas um cirurgião para cada 100 mil pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com um estudo da BMJ Global Health, somente um quinto da população de Madagascar tem acesso a procedimentos cirúrgicos em um intervalo de duas horas. Já 95% da população não possuem condições financeiras para pagar por uma cirurgia caso precise.
“Ao transportar as equipes da Mercy Ships com as nossas aeronaves para o interior de Madagascar, fornecemos ajuda, esperança e cura aos residentes com os cuidados cirúrgicos de que precisam desesperadamente”, comentou Bastiaan de Waal, Diretor Regional de África da MAF.
“A necessidade é grande nessas áreas, e essas pessoas em comunidades isoladas têm igualmente direito ao atendimento. Temos o prazer de fazer parceria com a Mercy Ships para apoiar este grupo muitas vezes esquecido”, acrescentou.
O navio-hospital da Mercy Ships, o Africa Mercy, está atracado em Toamasina, na costa leste de Madagascar desde fevereiro.
A equipe está trabalhando com o Ministério da Saúde do país para identificar as necessidades mais urgentes, e já tem realizado cirurgias e treinamento.