Com o objetivo de prevenir e combater arrombamentos, roubos e furtos a transeuntes, veículos, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deflagra, nesta sexta-feira (19), a segunda edição da Operação Comandos Especializados.
A operação terá início à noite, com mobilização de tropa no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no bairro Calhau, em São Luís, às 18h, e finalizará no início da manhã de sábado (20).
Durante a operação, forças especiais da PMMA, Polícia Civil e Centro Tático Aéreo (CTA) percorrerão cerca de 50 bairros em toda a Grande Ilha, realizando incursões e abordagens com o intuito, inclusive, de retirar armas e entorpecentes de circulação. A quantidade de bairros foi ampliada em relação à primeira edição.
Entre as forças especiais da PMMA estão o Batalhão de Turismo (1º BPTur), Batalhão Ambiental (BPA), Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Choque (BPChoque), Cavalaria e Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam).
Da Polícia Civil do Maranhão, participam equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT), ligado à Superintendência de Investigações Criminais (Seic).
O Centro Tático Aéreo (CTA), grupamento de elite da SSP, participará da operação com a realização do patrulhamento aéreo.
Primeira edição
A primeira edição da Operação Comandos Especializados na Grande Ilha aconteceu em junho. Na ocasião, policiais das forças especiais da PMMA percorreram cerca de 30 bairros e contaram com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).