A deputada federal maranhense Detinha (PL) está entre as mais faltosas, apontou levantamento feito pelo portal Metrópoles, realizado por meio dos dados disponibilizados no site da Câmara dos Deputados.
A parlamentar soma 6 faltas não justificadas às sessões deliberativas. Esse tipo de ausência às sessões deliberativas do Plenário pode acarretar desconto no salário do parlamentar. Além disso, a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se deixar de comparecer, sem justificativa, a um terço das sessões ordinárias de cada sessão legislativa.
Ao todo, os deputados federais somaram 493 faltas sem justificativa. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 2,6%, já que foram contabilizadas 506 faltas de fevereiro a julho de 2023.
No topo do ranking de faltas não abonadas, consta o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido). Com 33 ausências, o parlamentar está preso desde março deste ano, no âmbito das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Confira a relação dos parlamentares mais faltosos