Na Expoevangélica 2024, Guto Ribeiro ministrou uma palestra show apresentando seu livro “Vida: a Arte de Escolher”. Em entrevista ao Guiame, o cantor destacou momentos de sua vida que serviram como inspiração para a criação do projeto.
Guto passou por muitos processos de escolha desde o começo de sua carreira. Ele chegou a ser uma das revelações do forró no Brasil, até que foi atraído por Jesus.
“É interessante falar sobre isso. O primeiro detalhe é que eu escrevi praticamente a metade do livro sem saber que estava escrevendo um livro. Esse livro foi uma revelação de Deus para minha vida na época da pandemia. Eu estava vivendo esse fogo da minha conversão, a paixão por Deus, a busca, a sede pelo Espírito Santo. E aí Deus começou a me levar nas madrugadas, Ele me acordava e me incomodava com o desejo de escrever”, disse Guto ao Guiame.
À princípio, ele achou que estava sendo levado a compor novas músicas. No entanto, comentou: “Todas as vezes que eu começava a orar, Deus me levava de volta a algum ponto da minha vida e mostrava algumas decisões que eu tinha tomado. Eu começava a escrever sobre aquilo”.
Guto contou que durante o processo de criação, teve muitas experiências com Deus onde conseguia sentir cheiros, ver roupas e detalhes de seu passado.
“Deus falou muito comigo e depois de um tempo eu percebi que aquilo era um livro. Falei: ‘Senhor, eu nunca imaginei que um dia fosse escrever um livro. Que livro é esse?’. Então, Ele me deu também o nome: ‘Filho, a vida nada mais é do que a arte de fazer escolhas. Quem faz escolhas certas tem resultados. Quem faz escolhas erradas tem consequências. Esses resultados e essas consequências podem ser a curto, médio, longo prazo ou até para a vida inteira, ou até para depois da vida, como foi no caso da vida de Davi e dos seus filhos’”, lembrou Guto.
Testemunho
Após 40 madrugadas, ele terminou de escrever o livro. Após ser lançado, Guto tem recebido diversos testemunhos de pessoas que foram tocadas pelo Senhor através da obra. Segundo ele, um dos testemunhos que mais o impactou, foi a conversão de mulheres em um presídio após lerem seu livro.
Guto cresceu em uma favela, onde presenciei diversos desafios devido à criminalidade. No entanto, ele afirmou que a pior fase de sua vida, foi durante a carreira como cantor de forró.
“Ali perdi todos os meus valores, todos os meus princípios. Esqueci Deus e meu pensamento só era dinheiro, mulher, fama, prazer. Era tudo o que eu pensava na minha vida. Fui muito longe com tudo isso. Foram 10 anos praticamente nessa vida até que um dia reencontrei Jesus e Ele me trouxe de volta para casa”, declarou ele.
Assista a entrevista no Guiame:
Casamento
Na entrevista, Guto também relembrou como foi o início do relacionamento com a esposa, Lorrane Cabral. O casal se conheceu enquanto ele ainda era cantor de forró e Lorrane trabalhava como apresentadora de TV.
“Nós somos dois improváveis. Éramos duas pessoas completamente fissuradas pela fama, pelos palcos, pelo sucesso. Só pensávamos em carreira profissional e dentro disso tudo nos perdemos dentro de casa. Duas pessoas que se amavam, em poucos meses estavam se odiando porque éramos arrogantes, ignorantes, prepotentes, cheios de nós mesmos. Não havia espaço para o Espírito Santo”, disse o cantor.
Guto e Lorrane se separaram por um tempo, mas ainda se amavam e estavam dispostos a restaurar o casamento. Então, eles buscaram ajuda espiritual:
“Estivemos em uma igreja, onde encontramos um grupo de casais e começamos a ser tratados espiritualmente. Depois sentimos a necessidade de uma cura emocional, buscamos ajuda também com terapeutas, fomos atrás de cura e conseguimos reorganizar nossa vida, voltar para os braços de Deus e restaurar nosso casamento”. Hoje, eles ministram para casais no mundo inteiro.
Ainda falando sobre relacionamentos, Guto destacou que o principal problema enfrentado pelos casais na atualidade é a falta de comunicação.
“As pessoas acham que o que destrói o casamento são os grandes problemas: ‘Ah, é o adultério, isso e aquilo’. Mas o que destrói os casamentos são as pequenas coisas. Pequenas coisas todos os dias dentro de casa que as pessoas não comunicam, não verbalizam”, afirmou ele.
“Quando começamos a ajudar, a conversar com os casais, percebemos que só muda o CPF, o endereço, mas o problema é o mesmo. A falta de comunicação é uma das principais coisas que tem destruído casamentos”, acrescentou.
Guto observou que quando escuta casais afirmando que já fizeram de tudo e não tem mais jeito de salvar o casamento, ele os questiona:
“Quantos livros sobre relacionamento você já leu? Quantas mentorias de casal você já fez? Qual é a igreja que você frequenta? Qual é o seu grupo de crescimento? Em que mesa você sentou para pedir conselho, e se eram pessoas que abriam a Bíblia ou pessoas do mundo, que nem sabem sobre relacionamento?”.
“As pessoas no fundo não fizeram nada. Elas só se machucaram e brigaram”, acrescentou.
Papel do homem no lar
Guto também refletiu sobre a distorção do papel da mulher e do homem dentro de casa. Ele reconheceu que muitas mulheres só conversam sobre determinados assuntos com outras mulheres e para os homens, não é diferente. Eles tem sempre um amigo com quem podem compartilhar certas situações.
Pensando nisso, ele e Lorrane criaram dois projetos em paralelo: “A minha mulher tem um projeto só para mulheres chamado ‘Uma’. E eu tenho um projeto só para homens. Dentro desses dois projetos, falamos sobre princípios, valores cristãos e sobre a função de cada um deles. A gente consegue trabalhar isso separadamente”.
O cantor destacou que as pessoas não entendem que “o demônio não precisa destruir a gente, ele só precisa nos distrair, porque se estivermos distraídos, nós mesmos iremos nos destruir”.
Sobre a Bíblia, Guto comentou: “Os homens adoram aquela passagem que fala que a mulher seja submissa ao seu marido. Só que eles param de ler Efésios, que diz que você tem que amar a sua mulher a ponto de dar a vida por ela, assim como Cristo amou a igreja e morreu pela igreja”.
Aos homens casados, ele perguntou: “O que você está fazendo pela sua mulher para querer submissão?”.
Guto informou que quando Deus criou o mundo, Ele criou toda a humanidade com uma função. Para ele, muitos casais estão tendo problemas no relacionamento “porque estão pegando parâmetros das redes sociais”.
“Estão vendo pessoas aleatórias falando um monte de bobagem, sem embasamento bíblico. A mulher está sentada na cadeira do marido e o marido está sentado na cadeira da mulher. Os filhos não entendem mais nada. Daqui a pouco o filho vê o pai sendo a mãe e a mãe sendo o pai. Ninguém entende mais nada. Quando começo a misturar as funções, começo a desenvolver uma série de problemas dentro de casa”, afirmou Guto.
Além das mentorias, Guto e Lorrane tem um podcast para casais chamado “Até que a Morte Separe”, onde entrevistam casais, falam sobre relacionamento e contam testemunhos de vida.
“Você não tem ideia do que já ouvimos lá. Pastores que se separaram por 18 anos e Deus refez o casamento deles, restaurando a família. Pessoas que tiveram curas e viram milagres”, concluiu Guto.