Publicidade
Carregando anúncio...

Por que as próteses dentárias têm qualidades e custos variados ?

As próteses podem ser unitárias, para substituir um dente; parciais, para mais de um dente; e totais, para todos os dentes.

Fonte: Dr Emerson Cutrim

 

As situações clínicas de reabilitações orais são as mais diversas envolvendo desde um
dente a todos eles.

 

O tratamento com prótese dentária considera além do desejo do paciente, a presença ou não de dentes, as posições dos dentes no arco, o tamanho dos espaços, a gengiva e a mordida, que são características individuais únicas assim como uma impressão digital, cada caso é um caso.

 

As próteses podem ser unitárias, para substituir um dente; parciais, para mais de um dente; e totais, para todos os dentes. Quanto à forma de fixação na boca as próteses podem ser fixas ou removíveis.

 

As próteses fixas necessitam de dentes ou implantes como suporte; as próteses removíveis são aquelas que podem ser retiradas da boca pelo paciente, por isso não são a primeira opção de escolha porém como têm custo menor ainda são bem utilizadas, além do mais podem ser bem indicadas nos casos em que o paciente recusa ou tem contraindicação de fazer cirurgias de implantes.

 

As removíveis são as dentaduras e as próteses com grampos. As próteses podem ser confeccionadas por materiais diversificados, o que faz com que os custos sejam variados. Os materiais empregados são basicamente o metal, a resina (acrílico) e a porcelana (cerâmica).

 

Esses materiais diferem quanto à resistência, durabilidade, adaptação, custo, manutenção e estética; suas técnicas de fabricação e tempo de execução variam bastante. Cada caso clínico pode ter uma melhor indicação de material, contudo um mesmo caso pode ter várias opções de materiais para um mesmo tratamento, cabendo ao paciente decidir por qual, considerando o custo-benefício.

 

Via de regra a porcelana e a zircônia (porcelana mais resistente) são os melhores materiais para prótese fixa. Algumas próteses são produzidas em metal associado a resina ou a porcelana. Uma coroa fixa unitária pode ser feita em metal (resistente mas anti estético), em resina (frágil para ser definitiva, mas serve como provisório), em metal recoberto por porcelana (muito usado e funciona bem), em porcelana pura ou em zircônia (ambas livre de metal).

 

Nas pontes fixas, a escolha depende da sua extensão, mas em geral emprega-se metal recoberto por porcelana ou então a zircônia. As dentaduras tradicionais são feitas somente em resina acrílica e usam dentes pré fabricados também de resina com qualidades diferentes dependendo da marca, o que pode influenciar no custo final.

 

As próteses totais fixas sobre implantes tipo protocolo podem ser feitas em 4 opções diferentes empregando materiais distintos, consequentemente teremos vários orçamentos; as próteses protocolos provisórias são fabricadas em resina; as definitivas podem ser de metal e resina e mais dentes pré fabricados ( são chamadas metaloplásticas), de metal recoberto por porcelana (metalocerâmicas) e aquelas sem metal confeccionadas totalmente em zircônia (metal free), mais leves.

 

Qual a sua melhor opção? Converse com o seu especialista

Fechar