Publicidade
Carregando anúncio...

Hospital Universitário do Maranhão oferece 194 vagas para residência

Em todo o país são ofertadas 4.875 vagas de residência médica e 3.846 vagas de residência uni e multiprofissional

Fonte: Com HU-UFMA

As inscrições do Exame Nacional de Residência – Enare, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão abertas. Na edição deste ano, são ofertadas 4.875 vagas de residência médica, 3.846 vagas de residência uni e multiprofissional, totalizando 8.721 vagas em 163 instituições em todo o país. Mais informações estão disponíveis na na área do candidato e os interessados têm até 5 de setembro para confirmarem sua participação.

O Enare é destinado para adesão de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cujos programas de residência estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham garantidas as fontes financiadoras para o pagamento das bolsas dos residentes. Nesta edição, a organização é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HU-UFMA, qua é a maior estrutura formadora para a área da saúde no Maranhão, são oferecidas 197 vagas, destas 107 para os programas de residência médica e 90 para os programas de residência multiprofissional e uniprofissional.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal, reforça o papel estratégico das residências para a formação em saúde: “esses programas oferecem uma formação prática, intensa e especializada, permitindo que os profissionais adquiram habilidades clínicas e desenvolvam competências essenciais para o atendimento de qualidade. Além disso, a imersão dos residentes em ambientes de cuidado real, promove uma integração entre teoria e prática, facilitando a aplicação de conhecimentos científicos na rotina assistencial. Isso não só aprimora o cuidado ao paciente, mas também incentiva a produção de pesquisa e inovação, buscando aprimoramento contínuo na saúde.”

O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Enem/Sisu. Após a realização da prova – prevista para 20 de outubro – a ser aplicada em 60 cidades, o participante escolhe onde pretende realizar a residência. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever, e após a realização da prova, opta pelo local, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição, e após a realização da prova, opta pelo programa e local, conforme pontuação alcançada.

O período de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas.

No ano passado, a quarta edição do Enare registrou 68.300 inscritos, divididos em 36.555 para a área médica e 31.745 para a residência uni e multiprofissional. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uniprofissisonal e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 15 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o país.

Acompanhe o cronograma do Enare na página do certame.

Fechar