Publicidade
Carregando anúncio...

Tribulus terrestris na Disfunção Sexual Feminina

Os estudos demonstraram que o Tribulus terrestris pode ser uma alternativa segura para o tratamento da disfunção sexual em mulheres na pré e pós-menopausa

Fonte: Equipe Consulfarma

Estudos Científico

Alternativa Eficaz em Mulheres na Pré e Pós-Menopausa

Disfunção Sexual

Efeitos do Tribulus terrestris

A disfunção sexual feminina (DSF) é um problema de saúde muito prevalente, que afeta 25 a 65% das mulheres e pode ser caracterizada por desordens de excitação sexual (FSAD), disfunções na percepção de orgasmo (FOD) ou transtorno do desejo sexual hipoativo (TDSH). Muitas mulheres apresentam esses fatores combinados.

Tribulus terrestris

 É uma planta herbácea, pertencente à família Zigophyllaceae, oriunda da Europa meridional. Em sua composição, estão saponinas, sapogeninas, ácidos graxos essenciais, entre outros. O extrato obtido da parte aérea da planta seca contém glicosídeos esteroides furostanol (saponinas), dos quais o componente ativo predominante é a protodioscina (PTN), que representa 45% do extrato. Pesquisadores sugerem que essa substância é o princípio ativo que promove melhora da função sexual.

Estudo Comprova

Tribulus terrestris é Eficaz na Disfunção Sexual Feminina

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Tribulus terrestris em dois regimes de dosagem diferentes para o tratamento da disfunção sexual em mulheres na pré e pós-menopausa e seu efeito na resistência vascular da artéria clitoriana (VALE; BORONI; GEBER; ANTUNES et al., 2021).

A avaliação foi realizada usando questionários Female Sexual Function Index (FSFI) e Female Sexual Quotient Questionnaire (QSF), níveis séricos de prolactina, TSH, testosterona total, Sex Hormone Binding Globulin (SHBG) e avaliação da artéria clitoriana.

 

Resultados:

ü  Os resultados do FSFI demonstraram uma melhora em todos os domínios em ambos os grupos (P<0,05), exceto para a “satisfação” no grupo pré-menopausa (grupo1);

ü  Além disso, houve uma melhora significativa no escore total médio nas mulheres de ambas as fases reprodutivas nos resultados do QSF para ambos os grupos;

ü  Pacientes pós-menopáusicas melhoraram em todos os domínios sexuais, exceto para “orgasmo”;

ü  O IP da artéria clitoriana não apresentou diferença nas duas fases reprodutivas em ambos os grupos.

Conclusão:

Os estudos demonstraram que o Tribulus terrestris pode ser uma alternativa segura para o tratamento da disfunção sexual em mulheres na pré e pós-menopausa, pois é eficaz na redução dos sintomas e no aumentou da testosterona total, livre e biodisponível sem demonstrar efeitos colaterais.

Referências: 

VALE, F. B. C.; BORONI, J. D.; GEBER, G.; ANTUNES, E. M. G. et al. Effect of Tribulus Terrestris in the Treatment of Female Sexual Dysfunction and Clitoral Vascularization. Results of a Randomized Study Comparing Two Different Dosage Regimes. J Sex Marital Ther, 47, n. 7, p. 696-706, 2021.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma

Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Fechar