No domingo (11) e nesssa segunda (12), Teresina registrou dois incêndios de grandes proporções e em Timon também foi contabilizada uma ocorrência de fogo, em um período de menos de 24h.
Por volta das 9h de domingo (11), ocorreu o incêndio na garagem de uma empresa particular de ônibus, na cidade de Timon. As chamas tiveram início em um dos veículos estacionados no pátio.
“Assim que fomos acionados para dar apoio à guarnição de Timon, chegamos com nossa equipe e conseguimos apagar o fogo no ônibus”, relatou o 2° tenente Tupinambá Messias, que comandou a equipe de plantão dos Bombeiros Militares.
Na tarde do mesmo dia, por volta das 16h20, o Corpo de Bombeiros do Piauí atendeu ao incêndio no centro comercial Troca-Troca, localizado na Avenida Maranhão. As equipes prontamente combateram as chamas e evitaram assim maiores danos à estrutura de um dos principais cartões postais da capital piauiense.
Para a ocorrência no Troca-Troca, foram designados 15 militares, além de dois caminhões, cada um com capacidade para 5 mil litros de água.
“Mesmo com todo o aparato pronto, e já atuando no combate ao incêndio, optamos, por segurança, solicitar mais duas caminhonetes, cada uma equipada com 600 litros de água, prontas para agir caso fosse necessário”, destacou o 2° tenente Tupinambá. Não houve vítimas.
Já na tarde dessa segunda-feira (12), um ônibus do transporte coletivo de Teresina pegou fogo, na Avenida Caçapava, no bairro Pedra Mole, zona Leste da capital piauiense. Enquanto era consumido pelas chamas, o veículo ainda explodiu.
Segundo testemunhas, foi ouvido um forte barulho de pneu estourando e, pouco depois, o incêndio começou e se alastrou rapidamente. No momento do incidente, o veículo era ocupado somente pelo motorista e pelo cobrador. Eles saíram do ônibus antes do incêndio se espalhar.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, é fundamental que os estabelecimentos comerciais sigam todas as normas de segurança contra incêndio e pânico, incluindo o atestado de regularidade emitido pelo CBMEPI, além da instalação de equipamentos adequados nas edificações como saídas de incêndio, sistema de alarmes e extintores.
Além disso, é necessário ainda que, locais com vegetação, sejam regularmente limpos, e que a população evite fazer qualquer tipo de ação perigosa como queimas de lixo ou descarte de pontas de cigarro.