Publicidade
Carregando anúncio...

Cronograma de cuidados com a pele garante saúde e beleza mesmo no frio

Para começar tratamentos noturnos de skincare, dermatologistas afirmam que é preciso, entender os benefícios resultantes do processo

Fonte: Assessoria
Foto: dragonimages/Freepik

Em temperaturas baixas, é comum a pele estar sujeita a maiores níveis de ressecamento, em razão do clima frio e seco. Para isso, especialistas da dermatologia afirmam que estabelecer e seguir um cronograma de cuidados é uma forma de garantir saúde e beleza do maior órgão do corpo, por meio de etapas de hidratação, proteção e limpeza.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o clima frio diminui a transpiração corporal, responsável por hidratar e liberar toxinas do corpo. Por isso, a pele seca, oleosa ou mista fica mais ressecada e desidratada.

Dermatologistas têm recomendado a adoção de um cronograma de cuidados, desenvolvido conforme as necessidades de cada pessoa. O planejamento evita que os consumidores comprem produtos que não oferecer os resultados esperados.

O programa de cuidados pode ser montado após a consulta com um profissional. Plataformas e sites permitem criar calendário online, o que pode ajudar a seguir uma rotina e garantir uma pela mais saudável.

Primeiro passo: higienização

Higienizar a pele evita poluentes, muitas vezes trazidos pelos ventos frios, os quais obstruem os poros e contribuem para o surgimento de cravos e de espinhas, conforme explica a SBD.

Médicos especialistas recomendam a limpeza da pele duas vezes ao dia, ao acordar e quando for dormir. Isso impede o acúmulo de oleosidade, responsável pelo aumento de cravos e de espinhas, além de prevenir o envelhecimento.

A dermatologista Cristina Salaro, em entrevista à imprensa, orienta quais produtos são recomendados para cada tipo de pele. Para a seca, é indicado o uso de sabonetes com óleos vegetais, sem álcool e com ativos nutritivos, como ceramidas e extrato de sementes. Para a pele oleosa, deve-se apostar em produtos líquidos ou em gel, como ácido salicílico e hamamélis, que controlam a oleosidade.

Já para peles mistas ou normais, o produto indicado deve ser suave e com ingredientes multifuncionais, como cânfora e alantoína. Para quem tem o rosto do tipo sensível, a médica recomenda sabonetes neutros e não agressivos, contendo substâncias calmantes, como a camomila.

A higiene corporal deve ser feita, também, com atenção e com movimentos leves, mesmo que seja uma pele menos delicada, se comparada a do rosto. Sabonetes com componentes hidratantes, como a glicerina, são os mais indicados.

Segundo passo: hidratação

O segundo passo é a hidratação, que ajuda na redução do ressecamento da pele, melhora sua elasticidade, reforça a barreira de proteção do órgão e evita sensibilidade, explica a SBD. Além disso, hidratar a pele previne irritações agravadas pelo clima frio, como a dermatite.

Usar hidratantes deve ser um hábito diário e cada produto, específico para o rosto e o corpo. Produtos não indicados para a pele facial podem afetá-la e causar irritação.

Especialistas indicam a ingestão em quantidade correta de água, utilizar cremes e evitar sabonetes com alto teor de sulfatos, que retiram camadas de proteção da pele. A SBD recomenda, também, não esfoliar a pele em excesso, evitar buchas, exposição excessiva ao sol e banhos muito quentes e longos.

Terceiro passo: proteção solar

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que houve um crescimento de 6,2% dos casos de câncer de pele em 2023, em comparação com 2022. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a exposição solar, em excesso e sem proteção, é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de tumores.

Para garantir máxima proteção contra a doença, a SBD destaca a importância do uso de filtro solar todos os dias, mesmo com tempo nublado. A indicação é que o uso deve ser feito nas áreas mais expostas, como o rosto, e que o produto tenha fator de proteção (FPS) igual 30 ou maior. Isso assegura uma boa absorção dos raios UVA e UVB pelo filtro, impedindo danos.

A OMS explica que o filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas. Nos lábios, o indicado é o uso de protetor solar labial várias vezes ao dia.

Quarto passo: Rotina noturna de skincare

Como último passo diário, especialistas recomendam estabelecer uma rotina noturna de tratamento da pele. Isso porque, durante a noite, as células do corpo entram em processo de recuperação, o que permite um melhor aproveitamento das propriedades dos produtos usados.

Especialistas indicam, além do uso de cremes e hidratantes, a aplicação do sérum ou máscara facial. Esses produtos devem ser removidos apenas no dia seguinte. Durante o sono, os ativos hidratam e cuidam da pele, dando uma aparência mais saudável, mesmo no frio.

Para começar tratamentos noturnos de skincare, dermatologistas afirmam que é preciso, entender os benefícios resultantes do processo. Para isso, é sempre importante consultar médicos especialistas.

 

Fechar