No jogo mais importante do ano, quando vai precisar de muita sorte, talvez até acreditar em papai noel, para permanecer no Brasileiro da Série C, o Sampaio enfrenta o Confiança, neste sábado (24), às 17h, no Castelão, pela 19ª rodada, a última da fase de classificação da competição. E além de ter que vencer, o Tubarão ainda precisará de uma combinação de resultados do jogo ABC-RN x Aparecidense-GO.
Todos os jogos dessa última rodada (19ª) acontecem hoje (24) simultaneamente no mesmo horário (17h). Mas, apenas Sampaio, Aparecidense-GO e ABC-RN “brigam” contra o rebaixamento, ou seja, dois vão cair e apenas um vai se livrar. Ferroviário-CE (19º) e São José-RS, já foram rebaixados desde a rodada passada. O ABC (16º) é o primeiro time fora do Z4, com 19 pontos, 4 vitórias e -4 gols de saldo.
O Sampaio abre o Z4 (17º), com 16 pontos, 3 vitórias e -6 gols de saldo, enquanto Aparecidense é o 18º, com 3 vitórias e -8 gols de saldo. Assim, a Bolívia precisa vencer o Confiança, por qualquer placar, e torcer para a Aparecidense vencer o ABC, desde que não seja por goleada, pois, se isso acontecer, o time goiano pode ultrapassar os dois e se livrar do rebaixamento, a não ser se o Sampaio também golear os proletários sergipanos.
Mas, o cenário é complicado, porque não depende só do Sampaio, além disso, o ABC vai jogar em casa e precisará só de um empate para escapar, mas a combinação de resultados é que traz um “fio” de esperança ao torcedor boliviano, que não quer começar tudo de novo, quando foi campeão da Série D, em 2012 e desde então só esteve na Série C e mais na Série B, tanto que ano passado quase sobe para a Série A.
SOBE E DESCE – O Floresta (15º), que também tem 19 pontos, mas com 5 vitórias está livre do rebaixamento. O Confiança (11º), com 22 pontos, não tem chance de classificação, mas quer ficar entre os 10 melhores para em 2025 fazer mais jogos em casa. Já se classificaram: Botafogo-PB (1º), Athletic-MG (2º), Ferroviária-SP (3º), São Bernardo-SP (4º) e Ypiranga-RS (5º) e brigam pelas outras três vagas na 2ª fase: Volta Redonda (6º), Londrina (7º), Remo (8º). Náutico (9ª) e Figueirense (10º).
EQUIPES – O Sampaio já está há 5 jogos sem vencer e as únicas 3 vitórias foram no Castelão (ainda com Zé Augusto), com Pimentinha em campo, que retorna ao time, após cumprir suspensão automática na derrota em Erechim-RS. Dúvida na lateral-esquerda entre Thiago Rosa, liberado pelo DM e Thallyson, que não corresponde. O Confiança não terá o zagueiro Eduardo Moura, que recebeu o 3º cartão amarelo na vitória em casa sobre o São Bernardo (2×0).
SAMPAIO: Rafael Mariano; Ferreira (Maurício), Betão, Itambé e Thallyson (Thiago Rosa); Cavi, Gabriel Gazão (Ferreira/Guilherme Escuro) e Nadson; Pimentinha, João Felipe e Bruno Baio. Técnico: Felipe Surian
CONFIANÇA: Jeferson Souza; Lucas Mendes, Raphael, Robson (Adryan) e Felippe Borges; Fábio Silva (Luiz Otávio), André Lima e Ítalo; Vico e Willians Santana (Hyuri/Riquelmo). Técnico: Mazola Jr
Árbitro: Sávio pereira Sampaio-DF//Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade-DF e Lucas Torquato Guerra-DF
Tricolor conta com ajuda dos “céus” para não ser rebaixado