O vereador Leomar Cazoti Mandato (PV), de 43 anos, foi assassinado a tiros durante evento político realizado na localidade de Fazenda Bernabé, em Governador Lindenberg, Noroeste do Espírito Santo, na noite desta sexta-feira (30). Segundo a Polícia Militar, dois indivíduos chegaram a bordo de uma moto ao local, e o suspeito que estava na garupa realizou disparos contra o vereador do Partido Verde, que era candidato à reeleição no município, enquanto ele realizava a colagem de adesivos de veículos com seus apoiadores.
De acordo com a Polícia Civil, os bandidos fugiram e, até o momento, não foram identificados ou localizados. A corporação informou ainda que iniciou as diligências do caso e que as investigações para identificação e localização dos autores do homicídio estão em andamento.
O governador Renato Casagrande prestou condolências aos familiares e amigos do vereador em suas redes sociais. O chefe do Executivo reforçou ainda os esforços das forças de segurança do Estado para localizar e identificar os autores do crime.
O Partido Verde, ao qual o vereador era filiado, divulgou uma nota de repúdio neste sábado (31). Confira a íntegra:
Nota de repúdio
“É com profundo pesar e indignação que manifestamos nosso repúdio à trágica e brutal morte do vereador Leomar Cazoti Mandato, do Partido Verde, no município de Governador Lindenberg. Este ato violento não apenas tira a vida de um líder comprometido com sua comunidade, mas também atenta contra os princípios democráticos que norteiam nossa sociedade.
A violência política é inaceitável em qualquer circunstância e deve ser combatida com veemência. Acreditamos que o debate político deve ser pautado pelo respeito, diálogo e pela busca do bem comum, nunca pelo uso de força ou intimidação.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e eleitores do vereador, e exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa para que os responsáveis por este crime bárbaro sejam devidamente punidos. A justiça deve prevalecer.
Reiteramos nosso compromisso com a paz, a democracia e o combate à violência política em todas as suas formas. Não podemos permitir que o medo e a violência sufoquem as vozes que lutam por um futuro melhor para todos.”