Publicidade
Carregando anúncio...

Como lidar com a retração de gengiva

Recuperar a altura perdida da gengiva não é uma tarefa fácil

Fonte: Dr Emerson Cutrim

 Retração da gengiva ou recessão gengival é o processo em que a margem da gengiva aderida ao redor do dente se retrai, esse processo diminui a altura da gengiva e consequentemente o dente “aumenta”, expondo mais o colo em direção a raiz em direção à raiz que é uma região extremamente sensível provocando dor em diversas situações, durante a alimentação, a fala, a ingestão de líquidos e espontaneamente.

A retração gengival ocorre devido a causas multifatoriais causas multifatoriais, por fatores mecânicos como escovação com força excessiva, uso de escova com cerdas rígidas, traumas oclusais, restaurações, facetas, lentes e coroas mal feitas ou mal adaptadas, mal posicionamento dos dentes e bruxismo; por por fatores biológicos como a inflamação gengival devido à presença de biofilme ou placa bacteriana que é uma película invisível de bactérias sobre os dentes que surgem em decorrência de uma higienização bucal pessoal deficiente e da falta de profilaxia profissional semestral e também ocorre devido a fatores genéticos e hormonais.

As superfícies irregulares de dentes e próteses além da irritação mecânica, favorecem o acúmulo de biofilme. As queixas dos pacientes são a perda da estética por gengiva irregular (margem irregular da gengiva), hipersensibilidade dos dentes, sangramento e presença de cavidades não cariosas no colo dos dentes.

O colo compreende a região entre a raiz e a coroa, na região central. O tratamento necessita do diagnóstico, da identificação da causa e sua interrupção.

Recuperar a altura perdida da gengiva não é uma tarefa fácil nem previsível, mas em alguns casos é possível com cirurgias gengivais (periodontais) acompanhadas ou não de enxertos. Caso não seja possível essa recuperação, deve-se pelo menos interromper o processo nocivo e remediar com tratamentos para sensibilidade dos dentes, laserterapia, uso de creme dentais especiais e às vezes adotar o recobrimento do colo com restaurações de resina, correções das margens de próteses ou trocas completa das peças insatisfatórias.

Fechar