Publicidade
Carregando anúncio...

Universo infantil é destaque na programação do Festival Palco Giratório 

Evento terá 16 dias de atividades no Maranhão, com apresentações gratuitas em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias. Companhias de SP, PE, RR, SC, AM, MG e MA compõem o cronograma de ações voltadas ao público infanto-juvenil

Fonte: Com informações da assessoria
Mundos”, do Grupo Maria Cutia (MG). (Foto – Tati Motta)

SÃO LUÍS – Uma oportunidade de divertimento, aprendizagem e vivência da infância. Assim foi pensada a programação infanto-juvenil do Festival Palco Giratório Sesc 2024 no Maranhão, que recebe o projeto nesse formato pela primeira vez no estado – com atrações gratuitas de 13 a 28 de setembro, reunindo artistas locais e nacionais nas cidades de São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim.

Além de celebrar as artes cênicas, o projeto contempla em seus 16 dias de atividades uma programação voltada às crianças, com espetáculos de alta qualidade de companhias de diversas regiões do Brasil.

A primeira atração voltada ao público infantil ocorrerá no dia 16 de setembro (segunda-feira), com o espetáculo circense “Com Quantas Palhaças Se Faz Um Circo”, do coletivo maranhense O Circo Tá Na Rua.

Com duração de 50 minutos, a apresentação passeia pelo malabarismo, equilibrismo, acrobacias de solo, mágicas, músicas, com muita palhaçaria para contar as histórias da Palhaça Felinta e da Palhaça Xia na montagem do seu próprio “CIRCO”. A sessão será realizada às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton.

Outro destaque maranhense na programação destinada às crianças será o espetáculo “Meu Amigo Charlie Brown – Tirinhas Musicais”, do Encanto Coletivo Cultural, no dia 27 de setembro (sexta-feira), no palco do Teatro João do Vale, às 19h30.

Inspirado no universo dos Peanuts, a peça aborda as histórias de Charlie Brown e Snoopy e é construída por meio de fragmentos das situações de infância dos personagens, com canções que refletem temas que vão da família a amizade e lealdade.

Atrações nacionais

Narrativas infantis de todo o Brasil também terão espaço no Festival Palco Giratório Sesc 2024 no Maranhão. Coletivos de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Roraima, Amazonas e Minas Gerais apresentam ao público histórias que incorporam poesia, circo e música, além de discutir temas como diálogo com os pais, amizade, transformações culturais, sonhos, entre outros.

O Teatro Sesc Napoleão Ewerton, do Sesc-MA, em São Luís, será palco de renomados espetáculos ao longo do mês de setembro. No dia 15 (domingo), às 10h, o Grupo Maria Cutia (MG) apresenta uma viagem musical pelo mapa-múndi guiada por canções da infância dos cinco continentes: “Mundos”, peça que é acompanhada por banda ao vivo, com atores cantando e dançando canções populares de sete países, numa atmosfera de sonho e poesia. No dia 17 (terça-feira), às 15h, o coletivo La Luna Cia de Teatro (SC) leva ao público o espetáculo “Circo de Los Pies”, animação cômico-circense centrada na história da palhaça Asmeline e seus dois pés sem conserto: “Pezão” e “Pezinho”.

No mesmo local, no dia 21 (sábado), às 17h, “Quatro Luas” (PE), d’O Bando Coletivo de Teatro, é interpretado por um grupo de ciganos reunidos sob a sombra de uma velha árvore, com foco na história de Federico, um jovem ciganinho órfão fascinado pela Lua Cheia, com o sonho de subir em um cometa e voar bem alto em direção às estrelas. Já no dia 23 (segunda-feira), às 15h, a programação abre espaço para o Grupo Locômbia Teatro de Andanças e o espetáculo “Mar Acá – Mitologia Latino-Americana” (RR), que combina elementos da mitologia latino-americana, destacando a cultura ancestral de forma poética.

Outro espaço de destaque para a programação infantil do Festival Palco Giratório Sesc 2024 será o Teatro João do Vale, que receberá os espetáculos “Cabelos Arrepiados” (AM), do Buia Teatro Company, no dia 26, às 19h30, e “A Fábrica dos Ventos” (SP), da Trupe Lona Preta, no dia 28, também às 19h30. Enquanto o primeiro é inspirado na literatura fantástica de Wilhelm Bush e Edgar Allan Poe, no estilo de Tim Burton, o segundo conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas.

A entrada para as atrações do festival é gratuita por meio do ingresso solidário: o público é convidado a doar alimentos não perecíveis, direcionados a instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil. Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço de cada apresentação.

Fique por dentro da programação infantil completa do Festival Palco Giratório Sesc 2024:

15/09 (domingo), às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre;

16/09 (segunda), às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Com quantas palhaças se faz um circo?”, Coletivo O Circo tá na Rua (MA) / Gênero: Circo / Classificação: Livre;

17/09 (terça), às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Circo de Los Pies”, La Luna Cia de Teatro (SC) / Gênero: Circo / Classificação: Livre;

21/09 (sábado), às 17h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Quatro Luas”, de O Bando Coletivo de Teatro (PE) / Gênero: Teatro para as infâncias / Classificação: Livre;

23/09 (segunda), às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Mar Acá – Mitologia Latino-Americana”, Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) / Gênero: Circo / Classificação: 6 anos;

26/09 (quinta), às 19h30, no Teatro João do Vale: “Cabelos Arrepiados”, Buia Teatro Company (AM) / Gênero: Opereta, formas animadas, teatro para as infâncias / Classificação: Livre;

27/09 (sexta), às 19h30, no Teatro João do Vale: “Meu amigo Charlie Brown – Tirinhas Musicais”, Encanto Coletivo Cultural (MA) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre;

28/09 (sábado), às 19h30, no Teatro João do Vale: “A Fábrica dos ventos”, da Trupe Lona Preta (SP) / Gênero: Comédia / Classificação: Livre.

Fechar