A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura (SFPA) está realizando programação alusiva à 21ª Semana do Pescado no Maranhão, que ocorre do dia 1º a 15 setembro de 2024.
Como parte da programação, a SFPA está com stand na 64ª Expoema, com palestras, degustação de pescado e a presença da Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, Elisvane Gama. A palestra para alunos da rede pública de ensino será sobre a importância do consumo do pescado e a segurança alimentar.
Além da participação na Expoema, a SFPA está em parceria com a rede de Supermercados Mateus, bares e restaurantes com promoções e incentivos para o consumo do pescado nesse período.
O principal objetivo da Semana do Pescado é aumentar o consumo de produtos da pesca e aquicultura em pelo menos 30% e movimentar a economia.
O Maranhão, um dos maiores produtores de pescado do Brasil, se destaca pela diversidade e volume de sua produção aquícola. Entre os principais produtos da aquicultura maranhense, estão o Tambaqui, Tambacu, Tilápia, Curimatã e Pacu. Esses cinco pescados são responsáveis por grande parte da produção no estado, contribuindo significativamente para a economia.
A Semana do Pescado, que se estende de 1º a 15 de setembro em todo o Brasil, contará com a participação de supermercados, restaurantes, rede hoteleira, peixarias, e diversos outros pontos de venda e consumo.
“Durante esses 15 dias, serão promovidas diversas ofertas e ações promocionais para impulsionar a venda e o consumo de peixes e frutos do mar, beneficiando diretamente os produtores e consumidores maranhenses”, esclareceu a superintendente Elisvane Gama.
Além de incentivar o consumo, o evento visa enaltecer a produção local e destacar a importância da aquicultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão. O estado ocupa um lugar de destaque no cenário nacional, com uma produção crescente e de alta qualidade, que contribui para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.
Na avaliação do ministro André de Paula (Pesca), a Semana do Pescado se consolida como importante agenda para fomento do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil. “Soma-se à Semana Santa e às festividades de final de ano, quando peixes e frutos do mar fazem parte da cultura familiar. Em 2023, com a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura, pudemos integrar ações com diversas instituições públicas e privadas focadas na conscientização do consumo saudável do pescado, com resultados positivos”, disse o ministro em entrevista para a Agência Brasil.
Mais informações
Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR, o Maranhão produz mais de 49 mil toneladas de peixes de cultivo por ano. É a sexta maior produção do país. Além disso, o estado ocupa o 3º lugar na produção de peixes nativos, com mais de 38,3 mil toneladas, e o 3º lugar na produção de outras espécies (carpas, trutas e pangasius), com cerca de 5,8 mil toneladas. Só de tilápias, o Maranhão alcançou uma produção de mais de 5 mil toneladas de peixes em 2023.
◼️Semana NNacional do Pescdo/ Maranhão.
Programação Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura.
✔️04/09/2024
Horário: 15 às 16 hs
Local: Stand Superintendência da Pesca no Expoema)
Palestra – Aquicultura – Aquicultura no Maranhão, Perspectivas e Tendências
PALESTRANTE: Nathã Costa de Sousa – Engenheiro de Pesca, Mestre em Aquicultura – SENAR/MA
Dia 05/09/2024 (stande Expoema)
Horário: 16h às 17hs
✔️ Palestra com informações do RGP ao SDPA
PALESTRANTES:
Edberto Oliveira Freitas – Presidente do Sindicato de Raposa/MA (RGP)
Dr. Wdson P. Mendonça – (SDPA)
17h- Degustação de pescado – Restaurante Capote
Dia: 06/09/2024 (Auditório)
16 às 17 hs
✔️Palestra – Pesca Esportiva no Maranhão
PALESTRANTE:
Matheus Willy Machado Ferreira (Engenheiro de Pesca – UEMA, Mestrando em Biodiversidade e conservação)
Parceria com o grupo Mateus para promoções que visam impulsionar o consumo do pescado.