No mês em que comemora 58 anos, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) se prepara para uma série de compromissos em Imperatriz. O presidente Edilson Baldez e sua comitiva, composta por empresários e diretores da federação, descentralizam a reunião de diretoria para a cidade, onde participarão da 22ª edição da Fecoimp 2024. A programação inclui a inauguração da nova sala do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA) e a 3ª edição do Conecta Sindicatos, que apresentará um painel sobre estratégias e desafios para o desenvolvimento sustentável na Região Tocantina.
O Sistema FIEMA, que integra as instituições FIEMA, SESI, SENAI e IEL, terá uma participação de destaque na Fecoimp 2024, que ocorrerá de 18 a 21 de setembro no Centro de Convenções de Imperatriz. Com um estande inovador e repleto de atividades interativas, o Sistema FIEMA oferecerá ao público uma gama diversificada de experiências e oportunidades nas áreas de tecnologia, educação, saúde e segurança.
“Este ano, nosso objetivo é proporcionar uma experiência inovadora e interativa. Nosso estande será um ponto de encontro essencial para quem deseja explorar as últimas inovações tecnológicas, oportunidades educacionais e melhores práticas em segurança no trabalho. Convidamos todos a conhecer como o Sistema FIEMA está moldando o futuro e oferecendo soluções para um mundo em constante transformação”, afirma o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.
INDÚSTRIA EM FOCO – Na Fecoimp, a FIEMA terá um stand interativo e informativo que promete atrair a atenção de empresários e visitantes. Um dos destaques será uma roleta interativo, onde os participantes poderão testar seus conhecimentos sobre a atuação da indústria na região Tocantina. Ao responderem a um quiz sobre os setores industriais da região, os visitantes terão a chance de concorrer a brindes exclusivos, tornando o aprendizado sobre o universo industrial uma experiência divertida e educativa.
Além da atividade interativa, o stand contará com mesas de exposição, apresentando exemplos de peças e maquetes de várias áreas da indústria maranhense, como panificação, construção civil, metalomecânica, movelaria e carvoaria. Essa exibição ilustrará o compromisso da FIEMA com o fortalecimento da produção local e seu apoio ao desenvolvimento econômico da região. Ao evidenciar a inovação e a qualidade promovidas pelos sindicatos industriais, a exposição destacará o impacto positivo dessas instituições no setor industrial local e regional, além das diversas frentes de atuação da FIEMA, como o incentivo à inovação, o associativismo e o desenvolvimento de fornecedores locais.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA- O Serviço Social da Indústria (SESI) apresenta um estande dinâmico que destaca a Cabine Ergotech, uma ferramenta inovadora para a análise de ergonomia que poderá ser testada pelos visitantes, e o Robô de EPI, que demonstra de forma prática a importância dos Equipamentos de Proteção Individual. Além disso, as equipes de robótica farão demonstração da programação e funcionamento de robôs de lego, mostrando o avanço e o potencial dos jovens talentos em tecnologia. No estande também, serão divulgados os serviços de saúde e segurança no trabalho com sorteio de brindes e kits odontológicos.
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO- Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) celebra sua conquista no Desafio Mitsubishi com a exibição de seu novo braço mecânico. O dispositivo conquistado por alunos do CEPT Imperatriz simula com precisão os movimentos do braço humano e, com destreza, é capaz de manipular uma série de ferramentas e objetos. No estande também serão realizadas as divulgações dos cursos técnicos e profissionalizantes, além de suas consultorias especializadas voltadas para produtividade, rotulagem, registro, melhoria de layout, entre outras.
INTERATIVIDADE E OPORTUNIDADES- O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) traz para a Fecoimp uma série de jogos interativos que oferecem aos participantes a chance de ganhar brindes, promovendo um ambiente envolvente e divertido. Além disso, o IEL irá divulgar suas vagas de estágio e cursos na área corporativa, facilitando o acesso dos jovens talentos às oportunidades no mercado de trabalho.