A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 12, uma força-tarefa com objetivo de cumprir mandados de busca e de prisão preventiva contra integrantes de um bando criminoso, especializado em roubos a residências na região Metropolitana de São Luís. A quadrilha atuava em bairros dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
A operação intitulada de “Responsio” teve como base uma investigação que apura um crime de roubo ocorrido no mês de março deste ano, em Paço do Lumiar. Na oportunidade, quatro criminosos invadiram a residência de um oficial da Polícia Militar do Maranhão, ocasião em que a vítima foi bastante agredida. Vários pertences foram levados, dentre os quais uma motocicleta e uma arma de fogo.
Como resultado da ação, dois mandados de prisão foram cumpridos contra dois homens e quatros mandados de busca domiciliar executados. Os demais envolvidos no crime não foram localizados, mas diligências ainda estão sendo realizadas a fim de capturá-los.
O nome da operação “Responsio” vem do latim e significa resposta, alusivo à resolução do sistema de segurança pública, que conseguiu conduzir a investigação, com a identificação dos autores do crime e consequente prisão de parte do grupo.