A Camila Pessoa escreveu pra gente contando que começou a seguir uma dieta cetogênica para perder peso, mas que se surpreendeu porque perdeu muita massa magra no processo.
A dieta cetogência tem como principal objetivo o emagrecimento, e para isso limita a ingestão de carboidratos e aumenta o consumo de proteínas e gorduras, advindas principalmente de carnes, laticínios integrais, ovos, óleo de coco, azeite de oliva, nozes e abacate. Assim como qualquer dieta, ela deve ser personalizada e acompanhada por um nutricionista, para não oferecer riscos à saúde.
Em um estudo realizado na Umeå University, na Suécia, os pesquisadores acompanharam 24 mulheres jovens, saudável e dentro do peso ideal que foram divididas em dois grupos: um que seguiu a dieta cetogênica e outro uma dieta saudável. Ao final do período, as mulheres do grupo que seguiu a dieta cetogênica tiveram perda muscular duas vezes mais maior do que a redução de massa gorda. Isso acontece porque quando falta carboidrato na alimentação, o corpo não usa apenas gordura para se manter, mas também as proteínas dos músculos como fonte de energia.
Precisamos entender que os carboidratos não são vilões na alimentação, pois eles têm a função de fornecer energia para o corpo. Além disso, precisamos dicar atentos ao consumo exagerado de gorduras, pois em excesso e a longo prazo elas podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Procure sempre o acompanhamento de um nutricionista para acompanhar uma dieta. Lembre-se que nem sempre o que emagrece é saudável.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.