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Senacon notifica fabricantes de celulares por aplicativos de apostas em dispositivos novos

Pedidos questionam a existência de possíveis acordos entre fabricantes de celulares e empresas do setor de jogos de azar

Fonte: Com G1

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou que notificou oito empresas fabricantes de celular para prestarem explicações sobre a possível pré-instalação de aplicativos de apostas em aparelhos novos.

As empresas foram notificadas nesta quarta (18). São elas:

    • Samsung Brasil
    • DL Comércio e Indústria de Produtos Eletrônicos (distribuidora da Xiaomi);
      LG Brasil;
    • Motorola Mobility;
    • Positivo;
    • Multilaser;
    • TCL Semp Eletrônicos; e
    • Asus Brasil.

Segundo a Senacon, as fabricantes têm dez dias para responder. Caso contrário, estarão sujeitas a sanções.

Os pedidos questionam a existência de possíveis acordos entre fabricantes de celulares e empresas do setor de jogos de azar.

A Secretaria argumentou que a pré-instalação desses aplicativos, sem o devido consentimento do consumidor, configura uma prática abusiva e fere a legislação.

No caso de possíveis acordos, a Senacon pediu que as companhias apresentem cópias dos contratos firmados. O não cumprimento do pedido de esclarecimentos poderá resultar sanções como multas e abertura de processo administrativo, de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Confira abaixo os questionamentos feitos pela Senacon:

  • Os novos celulares estão sendo comercializados com aplicativos de apostas pré-instalados?
  • Quais são os jogos de apostas pré-instalados, caso a resposta seja afirmativa?
  • A fabricante tem algum contrato ou acordo comercial com empresas de apostas para comercializar celulares com esses aplicativos?

Caso existam acordos, a Senacon pede os demais esclarecimentos:

  • Quais os termos dos contratos firmados?
  • Os consumidores estão sendo informados de forma clara sobre os seus direitos, as condições e os termos de uso dos aplicativos, bem como os riscos de endividamento e de ludopatia associados às apostas?
  • Existem mecanismos para impedir o uso desses aplicativos por crianças, adolescentes ou outros grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com dependência em jogos?
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