Neste domingo, dia 6 de outubro, os eleitores das regiões da Grande Ilha e Imperatriz terão transporte semiurbano gratuito à disposição durante todo o dia, facilitando o acesso aos locais de votação. A medida, implementada pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), tem como foco garantir que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto de maneira prática e sem custo.
Além de facilitar o deslocamento, os passageiros não precisarão apresentar o título de eleitor para utilizar o transporte. As catracas dos ônibus estarão liberadas durante todo o dia.
A gratuidade, conforme a gestão estadual, também contribui para uma melhor organização do fluxo de passageiros e otimiza a mobilidade urbana no dia da votação, garantindo que o transporte público funcione de maneira ainda mais eficiente para atender à demanda dos eleitores.
Na capital, os passageiros também passagem gratuita no domingo (6), no 1° turno das eleições, de acordo com a Prefeitura de São Luís.
Os ônibus que fazem linha para os bairros da capital estarão com a catraca livre das 0h até 22h do domingo, 6.
Números
Mais de 5 milhões de maranhenses comparecerão às urnas nos 217 municípios do estado para escolher prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que cuidarão dos seus interesses a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Para votar, o eleitor deve comparecer ao seu local de votação das 8h às 17h, portando o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto. Também poderá ser usado o e-Título, que está disponível na Apple Store e na Google Play Store, podendo ser baixado até o sábado (5).
Este ano, no Estado, somente as cidades de São Luís e Imperatriz poderão ter o segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores.
No Maranhão, dois municípios passarão por consulta popular – o plebiscito. Em São Luís, o tema é sobre a gratuidade do passe livre para estudantes. Já em Governador Edison Lobão é sobre a mudança do nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão. Nos dois casos, os eleitores devem apertar a tecla 1 para o SIM e 2 para o NÃO na urna.