Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atuam durante a Operação Eleições 2024 apreenderam cerca de 40 kg de skunk, também conhecida como “supermaconha”, na altura do km 412 da BR-230, em Balsas (MA), nesse sábado, 5. A droga foi encontrada dentro do estepe e nas portas de um carro, após os policiais observarem que o motorista estava sem o cinto de segurança e a placa do veículo danificada.
Durante a abordagem, os agentes notaram um odor característico de entorpecente, o que levantou suspeita, ensejando uma busca minuciosa no interior do veículo.
Além do forte odor, foram notadas algumas modificações na estrutura do carro, dando indícios de possíveis compartimentos ocultos.
Foram encontrados dentro das quatro portas do veículo diversos tabletes de skunk. Dentro do estepe do carro, outra quantidade também foi localizada, totalizando 38 tabletes da droga que pesaram mais de 39 kg.
As primeiras informações levantadas apontam que o carro teria partido da região norte, provavelmente do estado de Rondônia, e seguia em direção a Pernambuco. O motorista, um homem de 45 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Com o suspeito ainda foi encontrada uma pequena quantia em dinheiro e um aparelho celular. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da região, que ficará responsável pela continuidade do trabalho investigativo.
O skunk é uma variedade de cannabis (maconha) conhecida por seu alto teor de THC (tetrahidrocanabinol), o principal composto psicoativo da planta. O uso dela pode resultar em efeitos psicoativos mais intensos do que os de variedades de cannabis com menor concentração de THC, gerando adversidades à saúde mental, como riscos aumentados de ansiedade, paranóia e distúrbios psicóticos.
A PRF iniciou nesse sábado (05) a Operação Eleições 2024, que se estenderá até às 23h59 deste domingo (06). As ações de policiamento acontecem em todas as rodovias federias para garantir a fluidez do trânsito e a livre movimentação dos eleitores, além da atuação nos casos de flagrante delito e infrações graves ou de risco iminente à segurança dos cidadãos.