A maioria dos eleitores de São Luís votou a favor da implantação do passe livre estudantil no município. 89,91% votaram pelo SIM nas urnas e 10,09% optaram pelo NÃO.
O requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) de consulta pública foi aprovado pela Câmara de São Luís na sessão ordinária do dia 19 de junho. A consulta foi para saber a opinião da população ludovicense sobre a gratuidade nos ônibus a estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários. Ou seja, das pessoas que estejam devidamente matriculadas e frequentando uma instituição de ensino com sede na capital.
A proposta foi idealizada pelos professores Franklin Douglas e Leonel Torres em abaixo-assinado enviado à Câmara e apresentado pelo vereador Sá Marques.
Com a maioria dos eleitores votando a favor da implantação do passe livre estudantil, o assunto será debatido na Câmara Municipal pelos vereadores eleitos para os cargos a partir de 2025.
Consulta popular em Governador Edison Lobão
Os eleitores do Município de Governador Edison Lobão também participaram de consulta popular, e optaram em mudar o nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão, com 83,87% dos votos SIM.