Duas pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (9), em Imperatriz, durante a operação Dupla Face, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão para combater golpe da falsa central de atendimento bancário. A ação foi conduzida pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Além das prisões, os policiais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão, e a ordens de bloqueio e sequestro de bens e ativos dos indivíduos. De acordo com as investigações, a dupla se passava por funcionários de instituições bancárias para acessar de forma fraudulenta as contas das vítimas.
O delegado Guilherme Campelo, chefe do DCCT, explicou a forma ousada de atuação dos investigados. “Eles tentavam burlar o sistema de reconhecimento facial bancário, principal mecanismo de segurança das instituições financeiras, utilizando métodos como fotos impressas sobrepostas aos rostos”, frisou.
“Em um dessas tentativas, foi possível verificar o rosto de um dos suspeitos aparecendo por trás da imagem impressa que ele teria usado para acessar a conta de uma das vítimas”, completou o delegado.
Durante a operação, os suspeitos, sendo um homem e uma mulher, tentaram destruir provas ao jogar um aparelho celular no vaso sanitário, mas a polícia conseguiu recuperar o dispositivo, além de apreender outros eletrônicos, objetos de valor e dois veículos.Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, e as investigações seguem para identificar todos os envolvidos no esquema.
Alerta
A Polícia Civil do Maranhão orienta que os cidadãos entrem em contato diretamente com suas instituições financeiras por canais oficiais, evitando atender ligações de números desconhecidos ou que se pareçam com os das empresas bancárias, evitando, assim, cair no golpe da falsa central de atendimento.