“Estado de contração impossibilita encontrar soluções. As soluções reais para uma crise vêm da consciência expandida. A sensação deixa de ser de aperto e medo. Os limites cedem, ideias novas têm espaço para se desenvolver”. (Deepak Chopra)
As crenças limitadas, aquelas que foram ensinadas de forma distorcida por terem sido aprendidas e condicionadas pelas gerações anteriores, se tornam “verdades” e passam a ser o pensamento dominante que promove várias ações.
Ter a consciência que somos mais que os pensamentos condicionados, e que podemos sair da postura de sermos reféns de um conceito limitado que gera mal estar, liberta as tensões provocadas pelo excesso de preocupação, e o querer despertar para novas possibilidades de enxergar uma situação de tensão possibilita soluções assertivas e saudáveis.
Pensamentos sabotadores, pânico, ansiedade, raiva e apreensão inundam a mente quando o cérebro inferior se sobrepõe ao cérebro superior, desencadeando a liberação de adrenalina como parte de um conjunto de respostas físicas conhecidas como resposta ao estresse.
Seja pacífico e paciente com os aprendizados que ocorrem na sua jornada e não se exija tanto a ponto de sair do seu eixo, da sua leveza e fluidez da vida e se perder com tantas cobranças internas. O autocuidado por meio da compreensão do limite de informações que conseguimos processar é um ato de amor e respeito ao seu tempo natural de processamento.
Por Patrícia Bogéa de Matos, Fisioterapeuta Esp. Microfisioterapia, Leitura Biológica, Terapia Manual, Terapia Cranio Sacral e Psych-k