Desde o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, em 31 de dezembro de 2023, o acesso à TV aberta passou a depender da utilização de antenas digitais. Para auxiliar nessa transição, o programa Siga Antenado abriu uma nova fase de agendamento em 148 cidades maranhenses, oferecendo kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais que ainda utilizam parabólicas tradicionais.
No Maranhão, cerca de 130 mil famílias já podem se inscrever para receber a nova parabólica digital sem custo. Até o momento, mais de 317 mil famílias no estado já foram contempladas com o kit, porém, há uma preocupação com a baixa procura, visto que ainda existem 98 mil que têm direito à instalação gratuita e não solicitaram o benefício.
O programa busca assegurar que o entretenimento e o aprendizado cheguem a todos os lares, promovendo a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku).
QUEM PODE SOLICITAR O KIT GRATUITO DE ANTENA DIGITAL?
O governo federal, por meio do programa Siga Antenado, distribui esses kits gratuitamente para famílias que atendam aos seguintes critérios: estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); utilizar uma antena parabólica tradicional ainda em funcionamento; ter uma renda familiar de até três salários-mínimos.
O Ministério destaca que cada família tem direito a apenas um kit, independentemente do número de televisores na residência.
O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, frisou que milhares de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova parabólica digital e ressaltou os benefícios dessa nova tecnologia.
“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e som, programação regional, e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
COMO REALIZAR O AGENDAMENTO?
Para verificar se você tem direito ao kit gratuito, é necessário entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br. O beneficiário deve ter em mãos o CPF ou o NIS do responsável pela família.
Com a baixa procura pelo benefício, o Maranhão segue com milhares de famílias que ainda podem ser contempladas. A iniciativa visa democratizar o acesso à TV digital de qualidade, garantindo que mais lares maranhenses possam usufruir dessa tecnologia