A Escola SESI Caxias lança dois editais de vagas para o Ensino Médio em 2025, com opções de gratuidade e vagas pagas. O edital 05/2025 oferece 30 vagas gratuitas para a 1ª série do Ensino Médio, enquanto o edital 06/2025 disponibiliza 40 vagas pagas, divididas igualmente entre os turnos matutino e vespertino. As inscrições começam nesta terça-feira, 22/10, e encerram dia 13 de novembro e devem ser feitas exclusivamente online no link https://fiema.org.br/sesi no menu Seletivos>Processos Seletivos>Alunos.
As vagas gratuitas são destinadas a alunos de baixa renda, conforme os critérios estabelecidos pela proposição nº 34, aprovada pelo Conselho Regional do SESI/MA. Os cursos oferecidos incluem o Itinerário de Formação Técnica e Profissional em Desenvolvimento de Sistemas, com 15 vagas no turno vespertino, o Itinerário Formativo Integrado nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, arranjo curricular Biotecnologia e Saúde, com 15 vagas matutino.
As inscrições para os processos seletivos da Escola SESI Caxias estarão abertas de 22 de outubro a 13 de novembro de 2024, exclusivamente pelo site do Sistema FIEMA. Os candidatos devem atender aos requisitos de baixa renda e apresentar a documentação necessária para concorrer às vagas gratuitas. Aqueles que não se enquadrarem nos critérios de gratuidade poderão disputar as vagas pagas.
A seleção será realizada por meio de provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, cujas notas serão somadas para compor a pontuação final dos candidatos. Os aprovados deverão realizar a matrícula online, apresentando a documentação exigida.
As vagas gratuitas são prioritariamente destinadas a dependentes de trabalhadores da indústria que estejam em situação de baixa renda. Para ser considerado dependente legal, o pai ou a mãe do candidato deve ser um trabalhador da indústria. Além disso, os candidatos devem comprovar sua condição de baixa renda no momento da inscrição, apresentando a documentação exigida.
O processo seletivo é classificatório e os candidatos são ordenados de acordo com a pontuação obtida nas provas, sendo necessário obter nota mínima de 7,0 em cada uma delas para não ser desclassificado. As vagas decorrentes de desistências serão preenchidas respeitando-se a ordem de classificação. A aplicação das provas será dia 23/11, o resultado será divulgado dia 29/11 e o período de matrículas será de 02/12 a 13/12/2024.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS – O tempo escolar do Ensino Médio da Rede SESI de Educação é organizado em três anos, com carga horária anual de 1.000 horas por ano, totalizando 3.000 horas no final dos três anos. O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas tem como competência geral desenvolver e programar sistemas computacionais, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação. Esse curso é executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Já ao concluir o Ensino Médio integrado em Ciências da Natureza, Matemática, Biotecnologia e Saúde, o aluno deverá compreender a produção de alimentos (social, histórica e culturalmente), os saberes tradicionais, avanços científicos e tecnológicos e seus impactos, os métodos de exploração de recursos naturais, a legislação brasileira relacionada à saúde, meio ambiente, inovação (bio)tecnológica e trabalho, e a aplicação da biotecnologia, robótica e inteligência artificial em agronegócio, agroecologia e saúde, entre outras competências. O Ensino Médio do SESI prepara para o mundo do trabalho e para a inserção nas faculdades e universidades.
Acesse os editais para saber mais sobe o cronograma dos processos seletivos, o conteúdo programático das provas de Língua Portuguesa e Matemática, os valores das mensalidades para 2025 e mais sobre os Itinerários Formativos.