Em um esforço para transformar a prevenção e detecção do câncer de colo do útero, a ImpulsoGov lançou uma plataforma inovadora, o Impulso Previne, que está mudando a realidade de saúde pública no Brasil. Integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a ferramenta é parte do programa Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que visa otimizar a atenção primária e reduzir a incidência do terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres no país.
A plataforma, que disponibiliza listas nominais sobre o status das mulheres quanto ao exame Papanicolau, já impactou positivamente municípios das regiões Norte e Nordeste, com destaque para Viana, no Maranhão. Ali, a coleta de exames citopatológicos cresceu surpreendentes 221,43% em um ano. Em 2023, apenas 14% das mulheres da cidade realizaram o exame; em 2024, esse índice saltou para 45%, um avanço significativo para a prevenção de uma doença que pode ser evitada e curada quando detectada precocemente.
Prevenção na Atenção Primária: Monitoramento e Busca Ativa
Com a plataforma, gestores de saúde pública podem acompanhar de perto as trajetórias preventivas das pacientes, oferecendo uma solução para identificar e buscar mulheres que ainda não realizaram o exame preventivo, essencial em uma doença que mata uma brasileira a cada duas horas. “O Impulso Previne permite que os profissionais do SUS identifiquem, de forma simples, quem são as mulheres que precisam do exame em cada bairro, facilitando uma abordagem direta e eficiente”, explica João Abreu, cofundador da ImpulsoGov.
Para otimizar o combate ao câncer de colo do útero, a plataforma apoia o SUS nas etapas de busca ativa, coleta de exames, análise citopatológica e controle de qualidade, com um acompanhamento personalizado das pacientes – algo que até então era mais comum em clínicas particulares. Além de Viana, cidades como Nova Olinda do Maranhão, Colinas, Carolina e Brejo de Areia também implementaram a solução digital, que já foi implantada em 74 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no estado.
O Impacto de uma Iniciativa Nacional para a Saúde da Mulher
A CEO do IDIS, Paula Fabiani, ressalta que o sucesso da plataforma Impulso Previne no Brasil está ligado à eficiência no uso de recursos e à padronização de protocolos para controle de qualidade. “Em países desenvolvidos, o rastreamento citopatológico é uma estratégia consolidada. Aqui, quando detectado em estágio inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero podem chegar a 100%”, enfatiza Fabiani. A plataforma tem potencial para estabelecer um padrão de monitoramento e prevenção que revoluciona a gestão de saúde pública, oferecendo uma abordagem que salva vidas.
Além dos resultados de prevenção, o programa Juntos pela Saúde capacitou mais de 6.800 profissionais de saúde e implementou a ferramenta em 19 municípios e 243 UBS, melhorando a eficácia das ações preventivas em todo o Brasil. Ao apoiar diretamente a saúde pública, a plataforma Impulso Previne evidencia que, com o auxílio da tecnologia e monitoramento adequado, é possível oferecer um atendimento de qualidade e reduzir significativamente o impacto do câncer de colo do útero no país.
Este avanço na saúde da mulher reflete um esforço contínuo para transformar a prevenção oncológica no Brasil, estabelecendo uma base sólida para o controle do câncer de colo do útero e fortalecendo a saúde pública para milhares de brasileiras.