Há quem jure que não consegue nem pensar em café expresso sem ter comido primeiro e quem, no entanto, garante que mesmo tomando três cafés com o estômago vazio está bem. Qual é a verdade? O que a ciência diz? A doutora Anna Villarini , pesquisadora e professora da Universidade de Perugia, Departamento de Medicina e Cirurgia, responde a esta pergunta e confirma que «sim, em geral seria melhor tomar café só depois de comer.
Por que é importante tomar café com o estômago cheio
O café, especificamente a cafeína, promove a liberação de suco gástrico, composto por ácido clorídrico e enzimas que estão envolvidas na digestão dos alimentos, explica Villarini. Se não houver alimento no estômago, os sucos gástricos — que são extremamente ácidos — permanecem em contato com a mucosa que fica no interior do estômago e que protege o tecido muscular externo.
O excesso de suco gástrico – especifica a nutricionista – pode aumentar a acidez estomacal e, em casos extremos, levar a gastrite, senão mesmo a úlceras ou perfuração das paredes gástricas ou causar danos ao esôfago ou duodeno, através de seu vazamento do estômago , naqueles que têm problemas de estanqueidade da cárdia ou do piloro: as duas válvulas que, quando funcionam bem, evitam que o suco gástrico entre em contato com outras partes do aparelho digestivo”.
O Dr. Villarini conclui: «Em geral, portanto, seria melhor tomar café com o estômago cheio . Isto é particularmente importante para quem já sofre de gastrite ou esofagite, mas também para quem é mais velho e começa a ter alguns pequenos problemas gástricos.”
O que comer com café
Tendo estabelecido que seria melhor tomar café depois do café da manhã e depois do almoço, portanto depois das refeições, existem alimentos que protegem mais o estômago do que outros? « Não recomendo o clássico biscoito com café , principalmente se se trata de um produto industrial preparado com manteiga ou margarina cozida no forno. Esse tipo de alimento já por si só estimula os sucos gástricos , que seriam somados aos liberados pela cafeína”, sugere a nutricionista. «Melhor é um punhado de frutos secos muito bem mastigados para que as gorduras, ao chegarem ao estômago, possam servir de proteção. O ideal, porém, é fazer uma boa refeição. No café da manhã , por exemplo, você pode comer pão integral e geléia, uma sobremesa caseira sem manteiga ou muesli feito com flocos de aveia.”
As alternativas
Você pode escolher bebidas alternativas, além do café, para fazer uma pausa improvisada no bar. Villarini recomenda « café deca, que pode ser bebido com mais tranquilidade : contém menos cafeína. Se possível, é preferível optar pelo descafeinado com água (muitas vezes está indicado na embalagem, ed. ), para evitar produtos tratados com solventes e substâncias químicas. A cevada também serve , mas tem outro problema em comum com o café: a torra . Nesse processo é desenvolvida a acrilamida , uma molécula orgânica composta por átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio que, se ingerida em grandes quantidades, é tóxica. A melhor solução é o café de chicória , um substituto do café usado em tempos de guerra, mas que nos últimos anos tem voltado cada vez mais à moda, também para fazer cappuccino.”