A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) anunciou que o comércio lojista da Grande Ilha ( São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) poderá abrir no feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro. A autorização foi concedida por meio de um acordo entre a Fecomércio-MA, sindicatos empresariais e sindicatos dos comerciários.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, lojas situadas em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 8h às 18h, enquanto lojas de Shopping Centers terão permissão para operar das 10h às 22h.
Para a abertura, as empresas deverão pagar um adicional de 100% sobre o valor da hora normal aos funcionários convocados, além de uma gratificação de R$ 50,00 no final do expediente. As empresas interessadas devem informar com antecedência a lista de empregados que trabalharão, enviando-a ao Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, e recolher R$ 12,00 por funcionário ao Sindcomerciários.
Vale lembrar que supermercados e farmácias, considerados serviços essenciais, seguem normas de funcionamento específicas e não estão sujeitos a essas regras. Empresários de outros segmentos devem consultar seus respectivos sindicatos patronais sobre a possibilidade de abrir no feriado.