Publicidade
Carregando anúncio...

Maranhão: Terminal de Grãos vai receber investimentos de R$ 1.5 bilhão

A nova fase do projeto adicionará mais um berço de atracação à infraestrutura, permitindo o embarque adicional de 8,5 milhões de toneladas de grãos

Fonte: Da redação

O Porto do Itaqui está preparando uma expansão significativa do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), responsável por receber 97% da produção de grãos da região do Matopiba — que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Com um investimento de R$ 1,5 bilhão ao longo de 18 meses, a expansão reflete o aumento previsto na produção de soja e milho na região. As obras estão programadas para começar no segundo semestre de 2025.

Um levantamento realizado pela agência Safras & Mercado para o Consórcio Tegram-Itaqui projeta que a produção de soja na região do Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí) deve crescer 36,1%, passando para 29,9 milhões de toneladas. No cenário nacional, a produção de soja, que hoje soma 163,2 milhões de toneladas, deve saltar para 194,5 milhões até a safra 2032/2033, um aumento de 19,1%.

A produção de milho também acompanha esse crescimento, com previsão de um aumento de 34,5% no Matopi, totalizando 17,8 milhões de toneladas. Esse incremento ajudará o país a expandir sua produção total de milho em 14,3%, alcançando 157 milhões de toneladas.

Além disso, o farelo de milho terá um crescimento estimado de 9,1% na região do Matopi, atingindo 1,9 milhão de toneladas. No cenário nacional, o aumento previsto é de 5,6%, levando a produção para 42,7 milhões de toneladas.

Fechar