Dispositio Blindsight, da Neuralink, que tem como objetivo curar a cegueira –Foto: Reprodução / Neuralink
Segundo a empresa, o dispositivo, em um primeiro momento, devolverá a visão a pessoas cegas de forma gradual. O chip será conectado ao cérebro, mais especificamente à área responsável pela visão.
“Enquanto o córtex visual estiver intacto, permitirá que mesmo aqueles que são cegos de nascença vejam pela primeira vez”, declarou Musk pelo X (antigo Twitter).
Em sua fala, o empresário esclarece que, inicialmente, a visão será em baixa resolução e compara esse estágio aos gráficos do Atari (popular console de games da década de 1980, que apresentava imagens em baixa resolução).
Ele ressalta que, com o tempo, a visão poderá se desenvolver, tornando-se mais próxima do natural. Também alega que o dispositivo permitirá que os olhos detectem comprimentos de ondas infravermelho, ultravioleta e até mesmo radar.
Vale ressaltar que, até o momento, não existe cura eficaz e oficialmente reconhecida para a cegueira. Além disso, o dispositivo Blindsight ainda não está em fase de teste em humanos e não há data definida para que isso aconteça.