No domingo, dia 17 de novembro, quatro líderes mundiais participaram de painéis de debate promovidos pela Diretoria Internacional da FGV em apoio à agenda do G20 Brasil. O tema dos painéis alinhou-se às prioridades definidas pela presidência brasileira do G20: combate à fome e à pobreza em um cenário global de transição energética e desenvolvimento sustentável.
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, participaram de um painel conjunto no qual debateram a importância do financiamento para a transição energética. A África do Sul assumirá a próxima presidência do G20. A transição energética justa é tema prioritário para o país e para o continente africano e a cooperação com a União Europeia é fundamental para garantir investimentos em energias renováveis.
Jonas Gahr Store, Primeiro-Ministro da Noruega, enfatizou a cooperação norueguesa para o combate ao desmatamento em países como o Brasil, a Colômbia e a Indonésia. Durante sua fala, o primeiro-ministro norueguês anunciou um aporte de 60 milhões de dólares ao Fundo Amazônia.
O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, que assumirá a presidência do G7, destacou a importância de aliar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável, priorizando a adaptação aos desafios das mudanças climáticas e políticas públicas que gerem incentivos à inovação com foco na economia de baixo carbono.
A FGV participou ativamente das atividades desenvolvidas pelo G20 Brasil. Além de abrir suas portas para conferências acadêmicas, sediou a Coordenação Nacional do G20 Brasil e o credenciamento oficial do G20. O Programa de Aluno Voluntário do G20 proporcionou uma oportunidade única para nossos alunos apoiarem e participarem desse importante encontro diplomático.