Um homem apontado como chefe de organização criminosa morreu em confronto com a polícia, nessa terça-feira, 26, em São Pedro de Viseu, Mocajuba, no Estado do Pará.
Conforme a polícia, Francivaldo Moreira Pontes, que é maranhense, natural de Santa Luzia, estava escondido quando equipes policiais o cercaram por terra, água e ar. Ao perceber o cerco, ele abriu fogo contra as guarnições, mas acabou alvejado e tombou morto no local.
Francivaldo tinha três mandados de prisão em aberto e estava envolvido em crimes de “domínio de cidades”, em que quadrilhas invadem municípios, causam terror e utilizam reféns como escudo humano. Além disso, de acordo com a polícia, ele foi apontado como o principal financiador e articulador da invasão ao quartel da Polícia Militar em Confresa (MT), em abril de 2023.
A polícia descobriu o paradeiro de Francivaldo por meio de trabalho integrado em vários estados. Com ele, foi apreendido um fuzil AK47. O fugitivo utilizou diversas identidades falsas e era investigado pelas polícias de Minas Gerais e Pará.
Francivaldo tinha uma fazenda no povoado Campo Grande, em Santa Luzia (MA), e estava foragido da Justiça desde 2015.