Fernanda Torres, de 59 anos, foi oficialmente indicada ao Globo de Ouro por seu papel como Eunice Paiva no longa-metragem Ainda Estou Aqui. O filme dirigido por Walter Salles também concorre na categoria de melhor filme em língua estrangeira. As nomeações foram divulgadas pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood na manhã desta segunda-feira, 9.
Esta é a segunda vez que uma brasileira concorre ao Globo de Ouro. A primeira vez foi há 25 anos, quando Fernanda Montenegro, de 95 anos, foi indicada por seu trabalho no longa Central do Brasil.
Há algumas semanas, a Variety já tinha colocado Fernanda Torres no radar da academia como uma das apostas para o prêmio. Ao lado dela, a revista norte-americana listou nomes como Angelina Jolie pelo filme Maria; Nicole Kidman por Babygirl; Tilda Swinton por O Quarto ao Lado; Pamela Anderson por The Last Showgirl; e Kate Winslet por Lee.
Ao contrário do Oscar, que divide as categorias em comédia/musical e drama, com apenas seis nomes em cada gênero, o Globo de Ouro indica 12 atrizes e 12 atores, o que aumenta as chances de a representante brasileira ser consagrada e ‘trazer o ouro’ para casa.
Rumo ao Oscar brasileiro
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva. Na obra ele narra como seu pai, Rubens Paiva, um deputado federal, foi preso e morto durante a ditadura militar no Brasil, em 1971, no Rio de Janeiro.
Há meses, diretor e elenco têm feito campanhas para que o filme concorra ao Oscar 2025.
Antes mesmo da estreia, o longa tem feito sucesso no circuito de festivais de cinema, conquistando algumas honras no exterior. No último domingo, 8, por exemplo, Fernanda Torres ficou em segundo lugar em um prêmio dado pela Associação de Críticos de Los Angeles. A brasileira perdeu apenas para Demi Moore, protagonista de A Substância.
No Brasil, o sucesso se repete. Com apenas um mês de circulação nos cinemas, o longa já faturou mais de R$ 49,1 milhões e alcançou um público de mais de 2,3 milhões de pessoas, além de ter vendido 2.311.180 de ingressos em salas de todo o país. A obra, que estreou no dia 7 de novembro, ultrapassou Minha Irmã e Eu, que arrecadou R$ 43,65 milhões em 2023. É o maior registro de público após o período de pandemia.
Confira a lista completa
Melhor Ator de Série – Drama:
• Donald Glover, Sr. e Sra. Smith
• Jake Gyllenhaal, Presumivelmente Inocente
• Gary Oldman, Cavalos Lentos
• Eddie Redmayne, O Dia do Chacal
• Hiroyuki Sanada, Shogun
• Billy Bob Thornton, Landman
Melhor Ator – Comédia ou Musical:
Jesse Eisenberg, “A Real Pain”
Hugh Grant, “Heretic”
Gabriel LaBelle, “Saturday Night”
Jesse Plemons, “Kinds of Kindness”
Glen Powell, “Hit Man”
Sebastian Stan, “A Different Man”
Melhor trilha sonora – Filme
“Conclave”
“The Brutalist”
“The Wild Robot“
“Emilia Pérez”
“Challengers”
“Dune: Part Two”
Melhor série limitada, antologia ou filme feito para TV
“Baby Reindeer”
“Disclaimer”
“Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story”
“The Penguin”
“Ripley”
“True Detective: Night Country”
Melhor ator de filme – Comédia ou Musical
Jesse Eisenberg, “A Real Pain”
Hugh Grant, “Heretic”
Gabriel LaBelle, “Saturday Night”
Jesse Plemons, “Kinds of Kindness”
Glen Powell, “Hit Man”
Sebastian Stan, “A Different Man”
Melhor atriz coadjuvante de série de TV
Liza Colón-Zayas, “The Bear”
Hannah Einbinder, “Hacks”
Dakota Fanning, “Ripley”
Jessica Gunning, “Baby Reindeer”
Allison Janney, “The Diplomat”
Kali Reis, “True Detective: Night Country”
Melhor canção original – Filme
“The Last Showgirl”, “Beautiful That Way”
“Challengers”, “Compress/Repress”
“Emilia Pérez”, “El Mal”
“Better Man”, “Forbidden Road”
“The Wild Robot”, “Kiss the Sky”
“Emilia Pérez”, “Mi Camino”
Melhor ator coadjuvante de TV
Tadanobu Asano, “Shōgun”
Javier Bardem, “Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story”
Harrison Ford, “Shrinking”
Jack Lowden, “Slow Horses”
Diego Luna, “La Maquina”
Ebon Moss-Bachrach, “The Bear”
Melhor atriz de TV – Comédia ou Musical
Kristen Bell, “Nobody Wants This”
Quinta Brunson, “Abbott Elementary”
Ayo Edebiri, “The Bear”
Selena Gomez, “Only Murders in the Building”
Kathryn Hahn, “Agatha All Along”
Jean Smart, “Hacks”
Melhor atriz em série limitada, antologia ou filme feito para TV
Cate Blanchett, “Disclaimer”
Jodie Foster, “True Detective: Night Country”
Cristin Milioti, “The Penguin”
Sofía Vergara, “Griselda”
Naomi Watts, “Feud: Capote vs. the Swans”
Kate Winslet, “The Regime”