A partir das 19hs desta quarta-feira (18), a casa de eventos Palazzo, no Araçagy, será palco da 29ª edição da festa que marcará a entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal de São Luís. Na oportunidade, o delegado da Polícia Civil do Maranhão – Ney Anderson da Silva Gaspar e as jornalistas do Sistema Mirante de Comunicação – Regina Sousa e Carla Lima serão os três homenageados pelo decano no Parlamento Ludovicense – vereador Asstro do Ogum(PCdoB).
Por unanimidade, os Decretros Legislativos foram aprovados pelo plenário da Casa na segunda-feira (04). Em sua 29ª edição, em uma noite de celebração e reconhecimento, o Palazzo Eventos, no Araçagy, foi o local escolhido para palco da solenidade.
HISTÓRIA:
A 4ª Camara Legislativa mais antiga do País criou a cerimônia de entrega da Medalha Simão Estacio da Silveira em 1995 para homenagear, a cada ano, pessoas que contribuíram pelo bem estar dos ludovicenses e da cidade. Cada vereador tem direito de indicar três nomes. Em 2024, mais de 100 pessoas gravarão seus nomes e suas histórias nos anais da Casa.
OS HOMENAGEADOS:
Com 26 anos de experiência, o delegado da Polícia Civil do Maranhão – Ney Anderson da Silva Gaspar é formado em Direito na UFMA e pós graduado em Segurança Pública e Investigação Criminal. Nesse interregno de tempo exerceu suas atividades policiais em vários núcleos, entre eles, comandou os Departamentos de Combate ao Crime Organizado e Narcotráfico, Regional de Viana, tituarl das delegacias do Vinhais, Liberdade, Radional, DRF e vários outros distritos na capital e interior do Estado. Atualmente, é o supervisor da Seccional Norte, coordenando, assim, quase 20 unidades policiais.
Maria Regina Sousa Silva, a *”Regina Sousa” * também formada pela Ufma, iniciou a carreira como repórter em 1995, no Sistema Difusora de Comunicação, afiliada SBT, e desde 1999 trabalha no Grupo Mirante, afiliada Globo, onde, desde então atuou e atua em importantes coberturas do jornalismo maranhense, como: CPI Nacional e Estadual do Crime Organizado (1999-2000), o caso dos Meninos Emasculados (1999 – 2003), Acidente no Centro de Lançamento de Alcântara – maior tragédia na História do Programa Espacial Brasileiro (2003), o drama das famílias desabrigadas e desalojadas, que a cada ano se repete, além do dia a dia das comunidades, mostrando os problemas e provocando as autoridades para solucioná-los, entre outras coberturas importantes para o Jornalismo Maranhense.
De 2008 a 2022 integrou o Núcleo Especial de Jornalismo da TV Mirante com atuação no Repórter Mirante – um programa que destaca a cultura, o turismo, o meio ambiente, educação, comportamento. Simultaneamente atuava como 3ª repórter do Núcleo de Rede, com entradas nos telejornais da Globo.
Desde agosto de 2022, assumiu a função de Correspondente Oficial da Globo no Maranhão, tornando-se a primeira jornalista maranhense a assumir a função, no estado. De maio de 2013 a fevereiro de 2023 integrou a equipe de Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação.
E fechando a relação temos a também jornalista graduada pela UFMA, especialista em Filosofia Política Carla Carolina Pinheiro Lima, que possui vasta esperiência profissional na esfera pública e privada. Além da própria Câmara de São Luís, atuou como repórter, editora e comentarista, ambos de política nos jornais Imparcial e O Estado, Portal Imirante, TV Mirante e Rádio Mirante FM.