O Instituto Butantan entregou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos necessários para a aprovação da primeira vacina contra dengue em uma única dose.
Caso aprovada, o instituto poderá produzir 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde nos próximos três anos.
A vacina, chamada Butantan-DV, passou por cinco anos de ensaios e observação, com resultados promissores. De acordo com a New England Journal of Medicine, a vacina mostrou 79,6% de eficácia geral em prevenir casos de dengue sintomática. Já a The Lancet Infectious Diseases publicou dados da fase três do ensaio clínico, apontando uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.
Caso a Anvisa aprove a vacina, o Butantan estima fornecer um milhão de doses já em 2025, com outras 100 milhões de doses previstas para 2026 e 2027. A fábrica da vacina, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, foi inspecionada e aprovada pela Anvisa.
Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, destacou que essa é “uma enorme conquista em nível internacional” e que aguardam confiantes os resultados da análise da Anvisa. Após a aprovação, o Butantan enviará uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos e, posteriormente, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisará a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.