Publicidade
Carregando anúncio...

Caema paralisa captação de água do Rio Tocantins por risco de contaminação após ponte desabar

A Caema orientou os moradores de Imperatriz a racionarem o uso da água disponível até que o fornecimento seja normalizado

Fonte: Da redação

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) anunciou neste domingo (22) a suspensão temporária das operações de captação, tratamento e fornecimento de água em Imperatriz. A decisão foi motivada pelo desabamento da ponte que conecta Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), que resultou na queda de veículos pesados no Rio Tocantins, incluindo uma carreta transportando ácido sulfúrico, gerando riscos de contaminação ao rio.

Cerca de 800 mil pessoas que vivem na região margeada pelo Rio Tocantins, abaixo do município de Estreito, estão sendo diretamente afetadas pela interrupção do abastecimento de água. A medida foi determinada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) após a identificação do impacto causado pelo vazamento de produtos químicos no rio.

A Caema orientou os moradores de Imperatriz a racionarem o uso da água disponível até que o fornecimento seja normalizado. A companhia está trabalhando em conjunto com órgãos ambientais e de segurança para avaliar o nível de contaminação e garantir a segurança do abastecimento.

Equipes seguem monitorando a qualidade da água e adotando medidas emergenciais para mitigar os riscos à saúde pública. A previsão para a retomada do abastecimento ainda não foi divulgada, e as autoridades pedem colaboração da população até que a situação seja completamente controlada.

Fechar