O Governo do Estado realizou, na última semana, a primeira cirurgia de laqueadura por videolaparoscopia em São Luís. O procedimento foi realizado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), referência na assistência materno-infantil no Estado. A técnica minimamente invasiva, que utiliza vídeo para guiar o procedimento, é um avanço significativo na área, oferecendo maior segurança, menor risco de infecções e complicações, além de garantir uma recuperação mais rápida para as pacientes.
A unidade é a única maternidade estadual capacitada a realizar esse procedimento exclusivamente para mulheres. Segundo Clemilson Alves, diretor clínico da Macma, a implementação da videolaparoscopia representa um marco na assistência à saúde feminina na rede pública estadual.
A partir de 2025, a Macma ampliará a oferta da cirurgia por videolaparoscopia, com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de mulheres. A maternidade já havia implantado um serviço de cirurgia ginecológica, e agora, com a introdução da técnica de cirurgia por vídeo, busca integrar mais tecnologia ao processo de assistência, capacitando ainda mais seus profissionais para atender à demanda crescente.