O Quilombo da Liberdade, formado pelos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Diamante, em São Luís (MA), é o maior território de quilombo urbano da América Latina, abrigando cerca de 160 mil pessoas. Com uma forte valorização da ancestralidade negra, o local tem se destacado como um destino de turismo de experiência, atraindo cada vez mais turistas.
A iniciativa é tema de um minidocumentário, produzido em parceria com o Sebrae, que foi exibido na TV Câmara. O “Roteiro Quilombo Cultural de São Luís” busca apresentar a essência dos quilombos urbanos e valorizar a identidade étnica quilombola, proporcionando aos visitantes uma experiência proveitosa.
Iniciado em 2021, o projeto mapeou mais de 200 manifestações culturais, como barracões do Bumba Meu Boi, terreiros, casas de reggae, casas de Tambor de Crioula e sedes de Blocos Afro e Tradicionais. Atualmente, 10 locais fazem parte do roteiro turístico, incluindo o Mercado Municipal da Liberdade, o Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo, e o Bloco Afro Netos de Nanã.
Valorização da cultura e identidade
Nadir Cruz, mestra de Bumba meu Boi e presidente da Boi da Floresta, destaca que a riqueza cultural do território se deve à migração de pessoas de outros quilombos do interior do estado para São Luís. Marcelo Barbosa, guia turístico local, afirma que a iniciativa trouxe maior envolvimento da comunidade e permitiu aos visitantes descobrir suas raízes e ancestralidade.
O Quilombo da Liberdade, com seu afroturismo, oferece uma oportunidade única de imersão na cultura e história do Maranhão, destacando a importância de preservar e valorizar as tradições quilombolas.
Veja o minidocumentário abaixo