A Polícia Civil do Maranhão realizou uma grande operação nesta quinta-feira (9) na Grande Ilha, com o objetivo de desarticular membros de uma facção criminosa. Foram expedidos e estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão contra suspeitos envolvidos em um homicídio ocorrido em outubro do ano passado. Os envolvidos no crime já possuem passagens por tráfico de drogas e outros delitos. Até o momento, cinco indivíduos foram presos, incluindo um adolescente.
Os investigados são apontados como autores do homicídio de um jovem de 17 anos, ocorrido no Parque Araçagy. O crime chocou pela brutalidade, com a vítima sendo assassinada a pedradas e facadas. A ação criminosa, gravada pelos executores, ganhou ampla repercussão.
Os mandados judiciais foram cumpridos em localidades como Vila Alonso Costa e Parque Araçagy, em São José de Ribamar. Os detidos foram inicialmente conduzidos ao 21º Distrito Policial Araçagy, onde estão sendo tomadas as medidas de praxe. Após os trâmites legais, serão submetidos a exames no Instituto Médico Legal (IML) e encaminhados à Central de Custódia, ficando à disposição da Justiça.
A operação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e mobilizou cerca de 70 policiais civis, que atuaram desde as primeiras horas do dia. Durante as buscas, foram apreendidos celulares e uma espingarda, que serão analisados como parte das investigações.