A Santos Brasil informou que recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a companhia administra no Porto do Itaqui (MA). Com isso, a capacidade operacional do terminal aumentou de 54 mil m³ para 85 mil m³.
As obras de expansão do TGL 3, finalizadas no ano passado, adicionaram mais 30 mil m³ de capacidade ao porto, mas ainda aguardam autorização da ANP para começar a operar, o que é esperado para o primeiro trimestre de 2025.
O TGL 2, atualmente em construção, terá uma capacidade de 85 mil m³ e deve ser concluído ainda este ano. Quando finalizadas as obras, os três terminais da Santos Brasil no Porto do Itaqui terão uma capacidade total aproximada de 200 mil m³, um volume significativo para o porto maranhense, que possui grande potencial de crescimento devido ao agronegócio.
Os três terminais da Santos Brasil em Itaqui foram arrematados em leilão realizado na B3 em abril de 2021. As obras incluíram a construção de novos tanques e plataformas para o recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis, com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto.
No total, a companhia destinará mais de R$ 600 milhões para o aumento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto.
Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, destacou a qualidade do serviço prestado pela empresa.
“Estamos crescendo em participação, e essa nova entrega de capacidade, de 30 mil m³ adicionais no TGL1, representa mais um passo importante para atender à demanda dos clientes do Porto do Itaqui com a excelência que é marca da Santos Brasil,” afirmou.
Quintero também ressaltou que os terminais foram alfandegados no ano passado, recebendo autorização da Receita Federal para operar combustíveis de importação e exportação.
O Porto do Itaqui é um hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Conta com boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, tornando-se um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste.
Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com os modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo. O porto possui capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.