No km 667 da BR-222, em Açailândia (MA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou cinco carregamentos de bovinos que estavam sendo transportados sem a devida Guia de Transporte de Animal, nessa quarta-feira, 15.
A GTA é um documento essencial que certifica a sanidade, origem, destino e vacinação dos animais transportados.
Primeira apreensão
A primeira apreensão ocorreu às 12h16, quando os policiais abordaram um caminhão boiadeiro M.BENZ/L 1513 transportando 28 bovinos. O motorista informou que o gado foi embarcado em Açailândia/MA e seria entregue em Cidelândia/MA.
Questionado sobre a GTA e a Nota Fiscal, o motorista disse que não possuía os documentos. Posteriormente, ele apresentou uma GTA emitida às 13h27 do mesmo dia, configurando a irregularidade.
Segunda apreensão
A segunda interceptação aconteceu às 13h22 no mesmo local. Um caminhão boiadeiro M.BENZ/L 1620, transportando 30 bovinos, também foi abordado.
O motorista afirmou que o gado estava sendo transportado dentro do município de Açailândia/MA, mas não possuía a documentação exigida. Após a apresentação dos documentos, o veículo e a carga foram liberados.
Outras interceptações
Outros três carregamentos foram interceptados pela PRF pelo mesmo motivo de ausência de GTA. Todos os veículos, condutores e cargas foram liberados após a apresentação da guia de transporte animal e aprovação pela AGED/MA (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão).
Consequências
Após cada abordagem, a PRF enviou os Boletins de Ocorrência Policial à AGED/MA para apuração das irregularidades no transporte de animais sem GTA e possível aplicação de infrações pertinentes.
A PRF reforçou sobre a importância da documentação correta para garantir a sanidade e a segurança no transporte de animais.